Um grupo de paleontólogos do Reino Unido descobriu recentemente uma nova espécie de dinossauro que possuíam pontas semelhantes a lâminas na lateral do seu corpo e que pode indicar a migração desses animais para a região em que foram encontrados.

Os fósseis da espécie recém descrita como Vectipelta barretti foram originalmente encontrados em 1993 na Formação Wessex, na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra. Sendo totalmente escavados no ano seguinte por um colecionador particular e vendido a Dinosaur Isle Museum em 2021, o que permitiu que ele fosse estudado.

A espécie é um anquilossauro, dinossauros herbívoros que andavam sobre quatro patas curtas, possuíam corpos largos e achatados, cabeças pequenas quando comparadas ao corpo e uma longa cauda com uma estrutura semelhante a uma clava na sua extremidade. Além disso, a maioria das espécies do grupo possuía uma blindagem corporal, uma série de escamas ósseas conhecidas como osteodermos.

Novo dinossauro descoberto (Credito: Stu Pond)

Até então, o esqueleto era confundido com o Polacanthus, uma das outras duas espécies de anquilossauros que já foram encontrados na região, a segunda é o Hylaeosaurus. Mas uma análise mais atenta revelou que durante todo esse tempo eles estavam enganados.

Ele [ V. barretti ] é realmente muito distinto de Polacanthus. Tem características no pescoço e nas vértebras traseiras que diferem, enquanto também tem mais pontas recurvadas e semelhantes a lâminas que não vemos no material Polacanthus que temos.

Susannah Maidment, paleontóloga coautora da descoberta, em resposta a Live Science

Nova especie de dinossauro

Além disso, também existem diferenças quanto a época em que eles viveram na região, o esqueleto da nova espécie data de 140 milhões de anos atrás, enquanto o Polacanthus mais antigo data de 134 milhões de anos, e o Hylaeosaurus mais jovem de 143 milhões.

A comparação evolutiva entre as espécies de anquilossauros conhecidos, baseados nas semelhanças e diferenças entre seus esqueletos, também indicou que o V. barretti não é parente das outras duas, estando muito mais próximos das espécies encontradas na China. Isso sugere que uma migração de dinossauros blindados aconteceu da Ásia para Europa e era desconhecida até recentemente, no entanto é necessário mais pesquisas para confirmar a hipótese.

A espécie de dinossauro foi nomeada em homenagem a Paul Barrett, um paleontólogo renomado do Museu de História Natural e que não esteve envolvido no estudo.