BMW: EV iX M60 virá para o Brasil; confira detalhes

Modelo é o elétrico mais potente da marca
Rodrigo Mozelli26/06/2023 21h24
BMW iX M60
BMW iX M60. Imagem: Divulgação/BMW
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A linha BMW iX chegou ao Brasil no início de 2022. Com a maior autonomia dentre todos os EVs à venda no Brasil, o modelo ganha mais uma versão, desta vez com desempenho aprimorado.

Sendo homologado no Brasil, o iX M60 será lançado no segundo semestre de 2023 com visual exclusivo e passa a ser o EV mais potente da BMW no Brasil, com 619 cv e mais de 1.000 Nm de torque.

Leia mais:

Para quem tem pressa

  • O EV acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h;
  • Com nova potência de recarga, agora em 22 kW no BMW Wallbox, o iX M60 recarrega 100% de sua bateria em 5h30;
  • Grade frontal com nanotecnologia com capacidade de autorregeneração, é exclusiva em carros da marca à venda no País;
  • Equipado com a Digital Key plus, o iX M60 dispensa chaves físicas tradicionais.

Visualmente, a versão M60 segue as linhas das versões já à venda do BMW iX no Brasil, a xDrive50 e xDrive40. Os diferenciais estão em alguns detalhes:

  • As rodas de 22 polegadas, por exemplo, têm design inédito;
  • Nos freios M Sport, as pinças são na cor Dark Blue;
  • O modelo tem ainda acabamentos externos em Titanium Bronze Finish.

A grade, assim como nas versões à venda, é destaque. Produzida com nanotecnologia, é capaz de se recuperar pequenos danos por conta própria.

Responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o veículo, a grade possui outra tecnologia: pequenos filamentos de aquecimento limpam e secam a superfície para manter todos os sistemas com a melhor condição de funcionamento possível.

Motorização

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o iX M60 tem tração integral xDrive de série. São 619 cv de potência e 1.015 Nm de torque instantâneo disponíveis diretamente no pedal da direita. Significa que são 96 cv e 250 Nm de torque a mais do que a versão xDrive50.

Com esse conjunto, o EV acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h para preservação da bateria.

Além de ser o EV mais potente à venda pela BMW no Brasil (antes sendo o i4 M50, com 544cv), o iX M60 passa a ser o carro com maior aceleração da montadora à venda no País, dividindo o topo com o X6 M, que também vai de 0 a 100 km/h a 3,8 segundos.

Interior

Por dentro, o modelo é equipado com o BMW Curved Display, tela curva composta por parte com informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra de 14,9 polegadas que é a central multimídia.

A menor, programável em design e itens de controle do veículo, exibe informações do painel de instrumentos, enquanto a central multimídia tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.

O utilitário possui ainda o sistema Shy Tech. É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou por meio dos botões no console central.

Tratando-se de versão topo de linha da alemã, o iX M60 tem lista de equipamentos extensa. O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine. O sistema de som é da Bowers & Wilkins, com tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos -, 1.615W de potência e função 4D.

Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, segundo a BMW com o apertar de um botão, o vidro se torna fosco, permitindo conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.

A tecnologia usa eletricidade para acionar a membrana interna do vidro, tornando-se translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o 787 Dreamliner, de acordo com a montadora.

Além da proteção acústica para pedestres, o novo EV também possui sons para aumentar a “emoção” de quem está ao volante. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo músico Hans Zimmer, visando proporcionar uma “conexão emocional” entre os ocupantes e o veículo.

Segurança

O iX M60 vem equipado ainda com o sistema Driving Assistant Professional. Ele engloba série de assistentes, como o ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant. Com eles acionados, o EV vira algo como um veículo semiautônomo, acelerando, freando e com capacidade de fazer curvas quase que totalmente sozinho. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos monitoram os arredores do veículo.

Com o Parking Assistant Professional, o novo BMW estaciona sozinho, sem mesmo precisar acelerar ou frear. O motorista só precisa ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.

Há ainda alerta visual e sonoro, sobre condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.

Entre os equipamentos disponíveis, destaque para a Digital Key Plus, que substitui chaves físicas do veículo para a abertura de portas e ignição. Com a nova tecnologia, não há mais necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta para abrir o EV e do carregador sem fio para ligar o motor.

Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras do iX para projetar a RA (realidade aumentada) na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento.

O modelo conta ainda com outra função ligada ao sistema de navegação. Quando o motorista insere um destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, segundo o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

Funções extras

O M60 do BMW iX conta com algumas funções extras interessantes. O sistema de regeneração de energia dos freios, por exemplo, funciona ligado aos sistemas do carro e é capaz analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando.

Se detectar uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro automaticamente aumenta esse sistema de regeneração de energia. Assim, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.

Outro exemplo de tecnologia diferente do novo iX é com relação à rotina do motorista. A Assistente Pessoal Inteligente BMW permite ao EV analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com dados de horário e destino, e ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como abrir o vidro do motorista por conta própria para abrir o portão eletrônico da casa do condutor.

O assistente é capaz de executar várias funções e explicar o funcionamento de equipamentos. A ativação acontece via comando de voz, com a frase “Olá BMW” e o motorista ainda pode definir outro nome para a assistente.

Autonomia

A bateria do EV, de capacidade total de 111,5 kWh, o modelo tem alcance de 561 km no ciclo de testes WLTP, conduzido na Europa.

O iX M60 vem de série com dois carregadores, sendo um Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW, que garantem a recarga em casa e em viagens. Os carregadores possuem padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW.

Preço e data de lançamento

Como dito acima, o EV segue sendo homologado, não tendo ainda nenhuma previsão de preço e lançamento previstos pela BMW. Contudo, fora do Brasil, ele sai entre US$ 110,73 mil e US$ 120,32 mil, ou R$ 528,06 mil e R$ 573,79 mil na conversão direta.

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Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.

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