EUA: Honda faz recall de 1.2 milhão de carros por um único item; veja

Um único acessório fez a agência de segurança rodoviária dos EUA exigir o recall de mais de 1 milhão de carros da Honda
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 26/06/2023 14h58
Detalhe de logomarca da Honda
Siyanight/Shutterstock
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A Honda anunciou um recall de quase 1.2 milhão de carros por um único item: a câmera traseira, que auxilia os motoristas a darem ré. O caso aconteceu nos Estados Unidos e, apesar de o acessório parecer irrelevante para motivar um recall dessa proporção, a agência de trânsito no país destacou como as falhas podem reduzir a visão e causar acidentes.

Descubra os modelos que serão recolhidos.

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Modelos da Honda em recall

  • São três modelos em recall: Honda Odyssey (fabricados entre 2018 a 2023), Honda Passport (modelos de 2019 a 2023) e Honda Pilot (de 2019 a 2022).
  • Segundo a Honda, isso inclui 1.198.280 carros.
  • A marca vai notificar os proprietários, recolherá e substituirá os itens defeituosos gratuitamente.
Honda Pilot é o SUV off-road da empresa (Imagem: Honda/Divulgação)

Por que o recall?

  • Quem determinou que a Honda recolhesse os três modelos foi a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência de segurança de trânsito dos Estados Unidos.
  • O motivo é que há um defeito de fabricação no cabo conector que liga a câmera de ré.
  • Isso tem causado a perda de conexão da tela multimídia, que dá ao motorista a visão da câmera posicionada na parte de trás do carro, com a imagem do sensor.
  • No entanto, antes mesmo de perder a imagem, há falhas menores — como estalos e crepitações, ou a tela piscando.
Honda Odyssey é a minivan da marca (Imagem: Honda/Divulgação)

Problema de segurança

Uma carta da NHTSA pede a Honda faça o recall desses modelos porque, com a falha, o motorista não vê o que está atrás dele pela câmera traseira.

Segundo o órgão, “uma câmera retrovisora ​​que não exibe uma imagem pode reduzir a visão traseira do motorista, aumentando o risco de colisão ou ferimentos”.

Com informações de Fast Company

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Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

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