Após votar por uma paralisação a partir de 1° de julho, o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) atualizou o status das negociações e apontou para conversas positivas com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), o que pode evitar o início de mais uma greve. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • A atualização veio via vídeo enviado pela presidente do SAG, Fran Drescher, e o negociador Duncan Crabtree-Ireland; 
  • A votação em favor da paralisação ocorreu após o começo da greve dos roteiristas — a pausa em produções colocou em risco os contratos dos atores, que prometeram também entrar em greve se acordos fossem rompidos; 
  • O SAG-AFTRA pode ordenar uma greve a qualquer momento se eles e a AMPTP não entrarem em acordo, além disso, o contrato atual com os estúdios de Hollywood expira em 30 de junho, data limite para as negociações; 
  • Assim, a greve está autorizada a acontecer a partir de 1º de julho. 

Leia mais! 

Quero assegurar vocês de que estamos tendo negociações extremamente produtivas e totalmente focadas em todas as questões que vocês disseram serem importantes para vocês. Estamos nos mantendo fortes e atingiremos um acordo inovador. 

Duncan Crabtree-Ireland, negociador representante da SAG-AFTRA. 

De acordo com a Variety, conversas apontam que uma extensão no prazo de contratos de atores pode ocorrer caso não tenha um acordo até sexta-feira (30).  

publicidade

O Sindicato dos Atores discute ajustes em ganhos residuais, regulamentações em torno de testes gravados e até a remuneração na era da inteligência artificial (IA). A última greve da classe aconteceu em 1980, quando profissionais se ausentaram por 95 dias para negociar contratos na TV por assinatura e produções em videocassetes. 

Sindicato dos Diretores já chegou a um acordo 

publicidade

A notícia de conversas positivas chega logo após o Sindicado dos Diretores (DGA) chegar a um acordo com a AMPTP. A classe também negociava ajustes salariais e outros pontos de interesse importantes. Com a vitória, o DGA comemorou o acordo, mas enfatizou que continua a apoiar “os atores que estão em negociações e os roteiristas que permanecem na greve”. 

O Sindicato de Roteiristas está em greve desde 2 de maio de 2023 e ainda não há prazo para a pausa terminar. Diversas produções já foram afetadas pela paralisação, com a Marvel e diversos estúdios cancelando, inclusive, a participação na Comic-Con 2023. Saiba mais aqui

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!