O TikTok quer ganhar terreno no varejo online. A ByteDance, dona da rede social chinesa, começou a vender produtos usando vídeos virais da plataforma como vitrine. O plano é ambicioso e já tem até objetivo: concorrer com a Shein e com a Amazon.

A novidade não funciona apenas na China. Usuários do Reino Unido também notaram o novo recurso de compras no TikTok. Chamado de “Trendy Beat”, a função oferece aos usuários itens populares e baratos que aparecem nos vídeos, como escovas para tirar o excesso de pelos dos pets, por exemplo.

publicidade

Leia mais:

Como funciona a compra pelo TikTok

  • O projeto é conhecido internamente como “Project S” e chega para desafiar gigantes como a Shein.
  • Liderado por Bob Kang, chefe de comércio eletrônico da ByteDance, a iniciativa utiliza dados do TikTok para saber quais itens estão se tornando virais no aplicativo. 
  • Em seguida, por meio de uma rede de fornecedores, a empresa oferta os mesmo produtos na rede social.
  • Segundo o Financial Times, a novidade representa uma grande mudança no mercado de compras pelo TikTok. 
  • Os produtos anunciados são enviados da China pela Seitu, uma empresa ligada à ByteDance.

Vale destacar que o aplicativo já permite que outros fornecedores vendam por meio de um marketplace chamado TikTok Shop, que recebe uma pequena comissão. A diferença aqui é que a ByteDance vende tudo por conta própria e fica com todos os lucros das vendas no Trendy Beat, revelaram fontes da publicação.

publicidade

O TikTok confirmou que está testando o recurso. “Estamos nos estágios iniciais de experimentação de novos recursos de compras”, disse a empresa.

Para impulsionar o negócio de comércio eletrônico, a ByteDance inclusive recrutou funcionários da própria Shein. Resta saber quando o recurso chega no Brasil. 

publicidade

Com informações do Financial Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!