Tesla no piloto automático bate em caminhão parado nos EUA

A polícia informou que o carro perdeu o controle por estar no piloto automático. O motorista, de 18 anos, foi acusado "direção descuidada"
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 27/06/2023 12h59, atualizada em 27/06/2023 13h30
Homem usando piloto automático da Tesla
(Imagem: Reprodução/ YouTube)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um carro da Tesla que operava no sistema de piloto automático colidiu com um caminhão parado em uma rodovia do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo a polícia do país, o acidente aconteceu na última sexta-feira (23).

O veículo trafegava na faixa central da pista quando atingiu a traseira de um caminhão Freightliner que estava estacionado. De acordo com as autoridades norte-americanas, o caminhão auxiliava no controle de tráfego na via em função do fechamento da faixa da direita.

Leia mais

A polícia informou que o carro perdeu o controle por estar no piloto automático. O motorista, um jovem de 18 anos, foi acusado “direção descuidada”.

Apesar do acidente, ninguém ficou ferido. A Tesla não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.

Carros da Tesla são seguros?

  • O acidente na Pensilvânia reacendeu o debate sobre a segurança do sistema de piloto automático da Tesla.
  • Agências reguladoras dos EUA investigam uma série de colisões envolvendo carros da empresa com veículos de emergência estacionados.
  • Em fevereiro deste ano, um Tesla Model S colidiu com um caminhão de bombeiros na Califórnia, matando o motorista do carro e desencadeando uma investigação da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA.
  • De acordo com um levantamento realizado pelo jornal Washington Post, 17 pessoas morreram em 736 acidentes envolvendo carros da Tesla em piloto automático desde 2019. 
  • A Tesla garante que o piloto automático permite que o veículo trafegue normalmente, acelere e freie automaticamente, mas ressalta que a tecnologia exige a supervisão ativa do motorista e não torna o veículo autônomo.

Com informações da Reuters.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.