Fim do TikTok Now: “clone” do BeReal será descontinuado

Pelo Twitter, usuários compartilharam mensagens informando que a ByteDance está "descontinuando o TikTok Now". O motivo não foi divulgado
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 27/06/2023 14h11, atualizada em 27/06/2023 14h12
Logo do aplicativo TikTok Now ao lado do TikTok via Shutterstock
Logo do aplicativo TikTok Now ao lado do TikTok via Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok começou a notificar os usuários da rede social, nesta terça-feira (27), sobre o fim do TikTok Now. A função, inspirada no aplicativo BeReal, estimulava usuários a fazerem publicações espontâneas a qualquer momento do dia.

O anúncio do fim do TikTok Now acontece menos de um ano após o lançamento do recurso. Pelo Twitter, diversos usuários compartilharam mensagens informando que a ByteDance, controladora do TikTok, está “atualizando a experiência do TikTok e descontinuando o TikTok Now”. O motivo do encerramento da função não foi divulgado.

Leia mais

TikTok Now: uma vida curta

  • O TikTok Now começou a ser liberado aos usuários em setembro do ano passado com o objetivo de promover “conexões autênticas e espontâneas no TikTok”.
  • A função era uma cópia exata do BeReal, a não ser pelo fato do TikTok Now suportar vídeos de até 10 segundos, além de apenas fotos estáticas, como no aplicativo original.
  • Nos EUA, o recurso está disponível no próprio aplicativo principal do TikTok, enquanto a proprietária ByteDance lançou um aplicativo exclusivo do TikTok Now em outras regiões do mundo.

BeReal também corre risco?

  • A rede social BeReal foi fundada em 2020, mas viralizou somente em 2022, quando venceu o prêmio de melhor aplicativo para iPhone.
  • Além do TikTok, o Instagram e o SnapChat também copiaram as funções do aplicativo.
  • Após viralizar e alcançar um recorde de downloads, o BeReal começou a perder popularidade entre os usuários. Segundo o jornal “The New York Times”, o número de usuários diariamente ativos caiu de 15 milhões para menos de 6 milhões entre outubro de 2022 e março de 2023: uma redução de 61%.
  • Para reverter o cenário de queda, o BeReal tem testado algumas novidades. O RealChat, por exemplo, é uma função de bate-papo por texto que está em fase de testes para uma parcela dos usuários. Além disso, a plataforma passou a oferecer um feed dedicado a publicações de famosos.

Com informações de The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.