Imagem: Barone Firenze / Shutterstock.com
Uma versão falsa de um jogo popular de “Super Mario” está sendo distribuída pela internet e instalando malwares nos computadores dos usuários.
O jogo em questão é “Super Mario 3: Mario Forever”, feito por fãs, que é um remake do clássico de Nintendinho. Lançado em 2003 para Windows, ele permite experienciar a mesma aventura dos consoles no PC — lembrando que, oficialmente, a Nintendo não lança seus jogos para plataformas que não sejam próprias.
Leia mais:
Nos últimos 20 anos, “Super Mario 3: Mario Forever” foi baixado milhões de vezes e se tornou bastante popular especialmente entre quem não tem consoles da Nintendo, mas gosta de jogos do Mario. Ao longo dos anos, o game recebeu inúmeras alterações, incluindo novos modos de jogo e correção de bugs.
Pesquisadores da Cyble descobriram que uma das versões do game que circula pela web conta com uma modificação que visa prejudicar o PC dos usuários.
Encontrado em fóruns e grupos de mídias sociais, entre outros lugares, o arquivo executável modificado até engana bem, já que conta com o jogo completo. Mas, além de “Super Mario”, ele esconde algumas surpresas desagradáveis: dois arquivos maliciosos que fazem o PC rodar mineradores de criptomoedas sem o consentimento do usuário.
Para piorar, os mineradores são disfarçados de processos legítimos e, mesmo que o usuário confira o Gerenciador de Tarefas, não vai conseguir identificar os softwares maliciosos que rodam a cada 15 minutos e mineram criptomoedas.
Além de contar com o jogo completo e com os mineradores de criptomoedas, o arquivo executável modificado ainda instala um malware que é capaz de coletar informações sensíveis do computador da vítima, incluindo histórico de navegação, senhas armazenadas, cookies, carteiras de criptomoedas e credenciais em geral para serviços como Discord, Minecraft, Roblox e Telegram.
O malware também é capaz de tirar screenshots da tela do usuário e até usar a webcam sem o consentimento do usuário. Ele consegue driblar o Windows Defender, seja ao desativar o firewall do sistema operacional, ou até mesmo ao adicionar uma exceção para continuar rodando.
Caso você tenha baixado recentemente alguma versão de “Super Mario 3: Mario Forever”, é uma boa ideia fazer uma varredura em seu PC com um antivírus para identificar potenciais ameaças que tenham sido instaladas na máquina.
Em caso positivo, a recomendação é alterar imediatamente as senhas de bancos, serviços financeiros, clientes de e-mail e carteiras de criptomoedas, evitando repetir a mesma senha em diferentes serviços.
Também é importante evitar baixar softwares de fontes questionáveis: procure fazer o download a partir de sites ou plataformas oficiais de distribuição de conteúdo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de junho de 2023 15:25