A baixa do mercado automotivo atingiu mais uma gigante. Após a Volkswagen decidir suspender as operações em todo o país, a Chevrolet (GM) acaba de anunciar um período de inatividade que pode durar pelos próximos dez meses.

Leia mais:

publicidade

O que diz a Chevrolet

  • A GM diz que o motivo para o afastamento é o mesmo da Volkswagen, ou seja, a queda nas vendas de carros novos no país.
  • Segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), houve queda de 20,4% nas vendas de automóveis em junho se comparado ao mês de maio.
  • A decisão começa a valer já na próxima segunda-feira, 3 de julho, e impacta apenas a fábrica de São José dos Campos (SP), planta responsável pela produção dos modelos Trailblazer e da picape S10.
  • 1.200 funcionários, incluindo todos os setores, serão afastados por até dez meses.
  • Os trabalhadores farão cursos online de requalificação durante o período de layoff, seguindo o que diz a legislação brasileira.
  • A fábrica com 3.958 funcionários passará a operar em turno único, segundo as informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.
Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS); semicondutores afetam produção de carros. Imagem: Divulgação/GM
Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) não será afetada pela suspensão. Imagem: Divulgação/GM

Um acordo foi firmado garantindo que todos os postos de trabalho serão mantidos, acrescentou o Sindicato, além de pagamento de salário líquido integral mais adicional de 8% referente ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que deixa de ser recolhido durante o período de suspensão.

A fabricante concordou ainda em manter o 13º salário, participação nos lucros, reajuste salarial em setembro, plano de saúde e vale-alimentação.

publicidade

A decisão chega justamente durante o período de incentivo do governo, que deu descontos para carros novos de até R$ 120 mil. A Chevrolet inclusive é a terceira montadora que mais vendeu veículos com incentivo fiscal, foram 6.490 unidades até aqui, segundo um levantamento da JATO do Brasil.

Com informações do Autoesporte

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!