Nesta quarta-feira (28), um dia após a Volkswagen anunciar a paralisação da produção de automóveis no Brasil, uma imagem captada pela TV Globo mostra o reflexo do cenário atual no mercado automotivo nacional.

O pátio da empresa em São Bernardo do Campo (SP) aparece lotado de veículos. Segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), houve queda de 20,4% nas vendas de automóveis em junho se comparado ao mês de maio.

publicidade

Leia mais:

A planta do ABC Paulista é responsável pela produção de quatro modelos da VW: Virtus, Polo, Nivus e Saveiro. Imagem: Reprodução/TV Globo

O que motivou a paralisação da VW

  • A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (27) a paralisação na produção de veículos em todas as fábricas, São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP).
  • Segundo a empresa, a medida foi adotada por conta do mercado estagnado e está de acordo com “as ferramentas de flexibilização previstas em Acordo Coletivo firmado entre o sindicato e colaboradores da Volkswagen”.
  • Os funcionários dos dois turnos de produção terão férias coletivas de dez dias a partir do dia 10 de julho na unidade do ABC Paulista.
  • Já a fábrica de São José dos Pinhais (PR), que produz o SUV T-Cross, está em suspensão temporária desde 5 de junho e deve continuar no mesmo modelo por até 5 meses.
  • Por fim, a fábrica de Taubaté (SP), responsável pelo Polo Track (sucessor do Gol) e o Novo Polo, está com os dois turnos de produção suspensos de 26 de junho até esta sexta-feira (30).

A decisão curiosamente chega durante o período de incentivo do governo, que deu descontos para carros novos de até R$ 120 mil — um modelo da VW inclusive foi o mais vendido do programa até aqui.

publicidade

Com informações do g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!