Um escritório de advocacia com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, entrou com uma ação coletiva contra a OpenAI, criadora do chatbot ChatGPT. A alegação é de que a empresa violou os direitos autorais e a privacidade de milhares de pessoas ao usar dados extraídos da internet para treinar a inteligência artificial.
O caso foi apresentado em um tribunal federal no distrito norte da Califórnia nesta quarta-feira (28). A OpenAI não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Leia mais
- ChatGPT e IA: o que os chatbots sabem sobre nós e com quem compartilham dados?
- Aprenda a usar o ChatGPT: 10 dicas valiosas para criar perguntas precisas
- Pai do ChatGPT diz para não confiarmos em ninguém (e nem nele!)
Quais os limites da IA?
- O processo é mais um capítulo de uma grande discussão.
- A inteligência artificial funciona “ingerindo” bilhões de palavras da internet e aprendendo com elas. Com isso, é capaz de escrever poesias, ter conversas complexas e passar em exames profissionais, por exemplo.
- Mas os humanos que escreveram todo esse conteúdo nunca autorizaram que uma empresa como a OpenAI usasse esse material para obter lucro. “Todas essas informações estão sendo tomadas em escala quando nunca foram destinadas a serem utilizadas por um grande modelo de linguagem”, disse Clarkson, representante do escritório de advocacia.
- A ação judicial tem como objetivo garantir que sejam criadas barreiras sobre como os algoritmos de IA são treinados e como as pessoas são compensadas quando seus dados são usados.
Histórico
- O processo se soma à crescente lista de desafios legais para as empresas que constroem e esperam lucrar com a tecnologia de IA.
- Uma ação coletiva foi movida em novembro contra a OpenAI e a Microsoft pela forma como as empresas usaram código de computador na plataforma de codificação online GitHub, de propriedade da Microsoft, para treinar ferramentas de IA.
- Em fevereiro, a Getty Images processou a Stability AI, uma startup menor de IA, alegando que usou ilegalmente suas fotos para treinar seu bot gerador de imagens.
- E neste mês a OpenAI foi processada por difamação por um apresentador de rádio na Geórgia, que disse que o ChatGPT produziu um texto que o acusou injustamente de fraude.
Com informações do The Washington Post.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!