A exposição ao sol pode fazer muito bem para pessoas, plantas e animais, mas não são benéficas para aparelhos eletrônicos, como o celular. Apesar de dias ensolarados serem muito bem-vindos, é preciso tomar cuidado com o local em que os aparelhos são colocados, evitando contato direto com os raios solares.

Isso causa um aumento excessivo da temperatura, causando diversos problemas, como a queda de desempenho, travamentos e limitação de algumas funções, até mesmo danos na bateria e componentes do aparelho.

publicidade

Leia mais:

Porém, não basta tomar cuidado com a exposição direta ao sol: locais com alta temperatura também podem ser um problema, uma vez que celulares são sensíveis ao calor, podendo sofrer danos recorrentes disso. De forma geral, a maioria dos dispositivos suporta temperaturas de até 35ºC e, a partir disso, o calor pode causar sérias avarias.

publicidade

Quais os males da exposição do celular ao calor, e como evitá-la?

Conheça, a seguir, motivos para você não deixar seu aparelho sob a luz do sol, ou exposto a altas temperaturas, para aumentar sua vida útil e seu bom funcionamento.

Superaquecimento

Pode parecer algo óbvio, mas ao deixar o celular exposto ao sol, a temperatura do dispositivo vai subir imediatamente, podendo causar o superaquecimento. Além do desconforto para as mãos, isso pode causar diversos problemas para o aparelho.

publicidade

Isso pode ocasionar lentidão, sem problemas mais sérios, mas também pode resultar em danos aos componentes, como a bateria, por ser mais sensível a temperaturas elevadas.

Além disso, o próprio clima quente já pode proporcionar isso, mesmo sem estar sob o sol. Sendo assim, não use o smartphone embaixo do sol direto, e verifique sempre se o aparelho não está quente demais.

publicidade
iPhone novo e sem capinha em cima de uma mesa
Imagem: Torsten Dettlaff/Pexels

Limitação das funções

O aquecimento pode causar consequências diretas para o desempenho do celular, fazendo com que ele trave e limitando algumas funções, como a câmera, como uma forma de evitar danos maiores.

O sistema operacional pode forçar o desligamento do celular em alguns casos e, por isso, é interessante verificar o manual ou com a fabricante, quais as temperaturas de funcionamento do dispositivo.

Cuidado com capinhas protetoras no sol

Se estiver em uma situação em que não possa evitar o sol enquanto utiliza o aparelho, tente ao menos usá-lo sem a capinha. O item é ótimo para proteger de quedas e riscos, mas pode fazer o celular esquentar ainda mais e parar de funcionar com as altas temperaturas.

Estufamento da bateria

Esse problema também pode ser causado por altas temperaturas, porém, pode não necessariamente representar um risco, dependendo da situação, segundo uma reportagem do Washington Post. Contudo, isso indica que o componente está apresentando problemas.

Com smartphones cada vez mais finos, o inchaço da bateria pode causar outros problemas que afetam outras partes do aparelho, como a tampa traseira, que pode começar a descolar.

Mau funcionamento da tela

Além da bateria, a tela também tende a sofrer danos com a exposição ao calor. O touchscreen pode começar a apresentar problemas, enquanto a temperatura não abaixar.

A qualidade da imagem também é prejudicada, já que nem todos os painéis contam com uma grande faixa de brilho para manter as cores vivas e o contraste forte.

Exemplo de celular com a bateria removível
Imagem: yangtak/Shutterstock

Perda de dados

Se todos esses danos não são suficientes para te convencer, saiba que, num cenário pior, o celular pode parar de funcionar totalmente. Isso acontece porque, todos os componentes internos podem sofrer avarias com o calor elevado, até mesmo impedindo que o dispositivo deixe de ligar.

Com isso, caso não tenha feito backup com antecedência, o problema pode ser ainda mais sério, causando a perda dos dados guardados no smartphone.

Para evitar, procure sempre utilizar o celular à sombra. Não deixe o dispositivo em painéis de carro ou outros locais que possam ficar superaquecidos, e fique sempre atento à temperatura do aparelho, deixando-o esfriar antes de continuar usando.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!