Não é segredo para ninguém o sucesso de Round 6, série sul-coreana consagrada como uma das mais populares da Netflix. No entanto, o que ninguém sabia até agora é que, embora a produção tenha rendido ao streaming nada menos que US$ 900 milhões, segundo reportagem do Los Angeles Times, o criador e diretor da série, Hwang Dong-hyuk, teve pouquíssimo lucro sobre o produto. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Hwang contou que em seu contrato ele cedeu todos os direitos intelectuais de Round 6 para a Netflix; 
  • Ele também renunciou aos pagamentos residuais (os que profissionais criativos recebem quando a reprodução da obra é repetida com o passar dos anos); 
  • O motivo para as escolhas seria que, após várias emissoras sul-coreanas e internacionais o rejeitarem, a Netflix foi a única que topou comprar sua ideia — para ele, sem o apoio da empresa, Round 6 não existiria. 

Leia mais! 

Eu ganhei o bastante para colocar comida na mesa, mas não estou rico. 

Hwang Dong-hyuk, criador de Round 6, ao Los Angeles Times. 

Embora pareça injusto, na verdade, o tipo de contrato é bem comum na indústria sul-coreana, especialmente no que diz respeito a produções compradas por plataformas de streaming americanas. 

publicidade

Pagamos taxas justas e altamente competitivas com nossos criadores de K-Content e estabelecemos padrões claros para nossos parceiros de produção coreanos, que produzem todos os nossos shows e filmes. Esses padrões atendem ou excedem a lei coreana.

Adicionou a Netflix em resposta ao jornal.

Contudo, para alguns profissionais da área, isso pode não valer a pena a venda da ideia.

No começo, [com o sucesso de Round 6] eu fiquei animado ao pensar que as minhas séries poderiam ser assistidas por pessoas ao redor do mundo, mas agora estou pensando: ‘E daí? Não vou ganhar nada com isso’.  

Comentário de um roteirista da indústria coreana que não quis ser identificado. 

Com mais de 2 bilhões de horas vistas, Round 6 conquistou o título de série mais vista do streaming, além de ter levado dois prêmios do Emmy: um por Melhor Ator em Série de Drama, com a vitória de Jung-jae (ele se tornou o primeiro ator asiático a vencer um Emmy) e outro por Melhor Diretor em Série de Drama (para Hwang Dong-hyuk).  

publicidade

A segunda temporada de Round 6 já está em produção, com as gravações se iniciando entre esse mês e setembro. Embora ainda não exista uma data de estreia, sem mencionar o seu enredo, que está sendo mantido em absoluto segredo, recentemente a Netflix decidiu revelar oficialmente quem será o elenco do próximo ano da série. Veja aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!