Nesta sexta-feira (30), é celebrado o Dia Internacional do Asteroide. Essa data foi escolhida em referência ao Evento de Tunguska, ocorrido há exatos 115 anos na Sibéria. Em 2016, a Organização das Nações Unidas (ONU) sancionou o Asteroid Day, que se tornou um marco de conscientização pública sobre o papel dos asteroides na formação do Sistema Solar, seu impacto nos recursos espaciais e a importância de defender nosso planeta de possíveis colisões futuras.

Para celebrar essa data tão importante, o Programa Olhar Espacial desta noite será dedicado ao Evento de Tunguska, que inspirou a criação deste que é um dos maiores movimentos globais da atualidade. 

O fenômeno foi algo tão energético que devastou uma região de floresta maior do que a área da cidade de São Paulo. Durante muitos anos, os fatos ocorridos naquele dia seguiram envoltos em mistério, mas hoje, graças à ciência, sabemos que aquilo foi provocado pelo choque de um asteroide de cerca de 50 a 70 metros com a atmosfera da Terra.

Se você quiser saber o que a ciência já entende sobre o Evento de Tunguska, o que permanece um mistério e o que poderia acontecer se um impacto como aquele ocorresse novamente nos dias atuais, não perca o programa desta noite, que recebe Cristóvão Jacques.

publicidade
SONEAR
O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (30) recebe o astrônomo amador Cristóvão Jacques para falar sobre o Evento de Tunguska. Crédito: Arquivo Pessoal

Ele é astrônomo amador, sócio fundador do Observatório SONEAR, na cidade de Oliveira (MG), e dono do canal AstroNEOS, no YouTube. O engenheiro e físico também é membro do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), da Rede de Astronomia Observacional (REA) e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Leia mais:

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok, além do canal por assinatura Markket (611-Vivo, 56 -Sky e 692-ClaroTV).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!