O NFC, do inglês Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade), é uma tecnologia que utiliza ondas de rádio para transmissões de dados a uma curta distância. É ele que possibilita o pagamento por aproximação, por exemplo, que cada vez mais se torna recorrente nos smartphones. Confira agora como saber se o seu celular conta com o NFC.

Por mais que o recurso esteja em alta no momento, seja pelo uso em pagamentos, pareamento de acessórios ou facilitar o acesso a redes wireless sem digitar a senha, a tecnologia não é tão recente.

publicidade

O NFC foi coinventado em 2002 pela Philips e Sony, mas rumores indicam que o RFID, tecnologia utilizada em crachás e chaves de hotel e na qual o NFC utiliza como base, foi criado durante a Segunda Guerra Mundial – de uma forma bem básica, claro – para identificar aviões aliados.

Google pay utiliza tecnologia nfc para pagamentos por aproximação.
NFC é principalmente utilizado para pagamentos por aproximação. Carteiras digitais estão cada vez mais presentes em smartphones e smartwatches. Imagem: Mika Baumeister/unsplash

No ano de 2003, a tecnologia recebeu reconhecimento pela norma ISO/IEC 18092. Em 2004, foi criado o NFC Fórum, uma organização que reúne diversas empresas interessadas no desenvolvimento e aplicações do NFC, como Apple, Sony, Google e Qualcomm, por exemplo.

publicidade

Hoje, a tecnologia é usada em cartões de embarque, cartões de créditos, caixas eletrônicos e, principalmente, em smartphones. O recurso pode ser encontrado na grande maioria dos dispositivos do mercado, mas alguns ainda podem não contar com a tecnologia.

Pela quantidade enorme de dispositivos à venda, seria muito difícil especificar quais telefones contam ou não com a tecnologia. Confira abaixo como descobrir se o seu celular conta ou não com NFC.

publicidade

Como saber se seu celular Apple possui NFC?

No caso dos celulares da Apple, a tarefa é bem mais simples. A partir do iPhone 6, todos os dispositivos contam com a tecnologia NFC, embora hajam algumas diferenças.

No iPhone 6, o primeiro a receber a tecnologia, o NFC funciona de maneira fechada, trabalhando apenas com o Apple Pay. Esse é um dos motivos pelo qual o ícone do NFC não apareceu na Central de Controle do modelo após o iOS 14.

publicidade
Painel de controle do iOS com ícone NFC.
Botão de NFC disponibilizado para alguns modelos de iPhone após o iOS 14. Imagem: captura de tela/Olhar Digital

Já nos iPhones 7 até o X, a tecnologia NFC é mais abrangente e pode, por exemplo, realizar a leitura de etiquetas (tags). Esses modelos, que receberam o ícone na Central de Controle podem realizar leitura ativa. Isso significa que o usuário precisa necessariamente informar ao dispositivo que deseja procurar por uma etiqueta NFC.

Do iPhone X em diante, não é necessário ativar o NFC, já que eles contam com leitura passiva. Isso quer dizer que o usuário não precisa fazer nada para que o aparelho interaja com a tecnologia, apenas chegar perto deles. Esses dispositivos não receberam o ícone do NFC na Central de Controle.

Aluguel de patinetes via NFC.
A partir do iPhone 7, celulares da Apple podem ser utilizados para aluguel de patinetes, compras ou pagamento de parquímetros, por exemplo. Imagem: Apple/Reprodução

Como saber se seu celular Android possui NFC?

Devido as diversas marcas e modelos de dispositivos Android, é impossível especificar de uma maneira simples quais aparelhos possuem ou não a tecnologia. E, se possuem, qual seu nível de interatividade. Geralmente, modelos top de linha já costumam vir com a tecnologia desde de 2017. O primeiro a implementar a tecnologia foi o Samsung Nexus S, em 2010.

Muitas vezes, ao procurar na caixa ou em suas especificações, podemos não encontrar a informação. Ainda existem casos onde a variação de região pode ou não trazer o chip NFC para determinados países. Portanto, existem algumas outras maneiras de descobrir se o smartphone possui ou não a tecnologia.

A primeira delas é procurar pelo ícone de ativar e desativar o NFC no painel de configurações rápidas do Android, arrastando a barra de status de cima para baixo.

Ícone do NFC no menu de configurações rápidas do Android.

Outra maneira é procurar pelo NFC nas configurações do aparelho. Normalmente, ele fica localizado na área de Conexões. Também é possível utilizar o localizador, procurando por “NFC”.