Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, publicou um longo artigo detalhando a forma como a empresa usa tecnologias de inteligência artificial para determinar quais serão os conteúdos exibidos para usuários do Facebook e Instagram.
O executivo afirma que a postagem faz parte de uma política corporativa da Meta para ser mais transparente e responsável em relação às suas plataformas e como é definido o conteúdo acessado pelos usuários.
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“Com avanços rápidos ocorrendo com tecnologias potentes como IA generativa, é compreensível que as pessoas estejam ao mesmo tempo empolgadas com as possibilidades e preocupadas com riscos”, escreveu Clegg. “Nós acreditamos que a melhor forma de responder isso é sendo abertos,” continuou.
Como o Instagram determina o conteúdo que você vê
O foco da postagem de Clegg está em 22 chamados “cartões de sistemas” que explicam como o Feed de Notícias, os Stories, Reels e outras formas de conteúdo funcionam dentro das plataformas da Meta.

No caso da aba Explorar do instagra, por exemplo, Clegg explicou um processo de três etapas que é feito por IAs antes de definir o que aparecerá para os usuários.
- Em primeiro lugar, o sistema coleta conteúdo público do Instagram como fotos e reels que estejam de acordo com os padrões de qualidade e integridade da empresa;
- A IA então considera quais foram os conteúdos recentes que o usuário interagiu e compara com o que foi coletado em busca de vídeos e imagens similares;
- Por fim, o sistema cria um ranking com o conteúdo definido no segundo passo e, assim, consegue mostrar coisas que podem agradar ao usuário.
O usuário tem algum poder para definir o que é exibido: se ele selecionar a marcação “não interessado” em um vídeo, por exemplo, o algoritmo consegue entender que aquele tipo de conteúdo não é de interesse da pessoa, e, assim, passa a oferecer menos coisas parecidas.
Facebook e Instagram vão ser mais transparentes
Clegg ainda diz que a Meta vai expandir um recurso chamado “Por que estou vendo isso?”, que costuma explicar ao usuário o que fez com que determinado conteúdo aparecesse em suas recomendações.
Segundo o executivo, a partir das próximas semanas essas informações poderão ser acessadas nos Reels tanto do Facebook quanto do Instagram, além da própria aba Explorar da rede social voltada para fotos e vídeos.
O Instagram também considera adicionar uma marcação “Interessado” para ajudar usuários a personalizarem a rede social escolhendo eles mesmos quais tipos de conteúdo gostam de acompanhar.
Por fim, a Meta também disponibilizará uma “Biblioteca de Conteúdo” e uma API nova para pesquisadores usarem dados públicos do Instagram e Facebook. Essas informações poderão ser buscadas, exploradas e filtradas para auxiliar em estudos. A empresa diz que essas novas ferramentas oferecerão “o mais amplo acesso ao conteúdo publicamente disponível no Facebook e Instagram de qualquer ferramenta que já tenhamos desenvolvido.”
Via Meta
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