Aos poucos o mercado vai tornando o conserto de celular em casa uma realidade para o cliente e o Nokia G42 é o smartphone mais recente com este pensamento. Ele é um intermediário sem recursos realmente empolgantes, mas chama atenção por ser menos impossível de ter reparos feitos em casa mesmo.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • A HMD Global lançou recentemente o Nokia G42 e ele tem um recurso importantíssimo: pode ser consertado em casa mesmo
  • A marca da Finlândia firmou parceria com o site iFixit, criou tutoriais com imagens e texto para o reparo sem a necessidade de um técnico
  • É possível trocar a bateria, a tampa traseira, conector USB e tela em casa, com peças originais da Nokia
  • Por dentro ele é um intermediário simples e honesto pelo preço baixo, que ainda não foi lançado no Brasil – certamente será

Convenhamos que trocar alguma peça do celular não é uma das tarefas mais simples, seja pela complexidade e tamanho minúsculo dos componentes, ou pelo medo de fazer alguma besteira até por conta da ausência de peças originais sendo vendidas direto para o consumidor.

Parte deste problema parece ser resolvido com o Nokia G42, intermediário honesto da HMD Global e que nasceu junto de parceria entre a marca finlandesa e o site especializado em reparos iFixit. O contrato inclui instruções detalhadas com fotos e texto, ferramentas e componentes para troca da bateria, tela, porta USB e tampa traseira do celular.

publicidade
Nokia G42 (Imagem: divulgação/Nokia)
Nokia G42 (Imagem: divulgação/Nokia)

O tutorial é todo feito diretamente pela fabricante e utiliza a plataforma do iFixit apenas como base para entregar o conteúdo, junto de mercado para venda das peças necessárias para todo o procedimento, como ejetor de SIM card, palheta para descolar o vidro sem quebrar e fita para grudar tudo no lugar mais uma vez.

Nokia G42 é simples e direto

Agora, como disse antes: o Nokia G42 não é um primor de intermediário. Olhando para ele, temos um celular com conexão 5G e tela de 6,56 polegadas, câmera para selfies no topo com 8 megapixels e conjunto traseiro exibindo lente principal de 50 megapixels, junto de outras duas de 2 megapixels cada para macro e calcular a profundidade no modo retrato.

publicidade
Nokia G42 (Imagem: divulgação/Nokia)
Nokia G42 (Imagem: divulgação/Nokia)

Por dentro o smartphone entrega chip Snapdragon 480+, até 6 GB de RAM e 128 GB para espaço interno, que pode ser expandido com um cartão microSD. O Nokia G42 vem com Android 13 instalado de fábrica e promessa de ir até o Android 15, junto de três anos de atualizações para correções de segurança.

Por fim, o corpo tem certificação IP52 para garantir sobrevivência na chuva e a bateria oferece 5.000 mAh, com recarga rápida de 20 watts disponível. Por enquanto o Nokia G42 está em poucos países, mas certamente ele será lançado no Brasil (como foram outros modelos recentes da Nokia).

publicidade

Na Europa o smartphone custa 229 euros para a versão com 4 GB de RAM e 249 euros para levar o Nokia G42 com 6 GB.

Com informações: The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!