TikTok vende milhares de livros e quer ter publicações próprias

Rede social de vídeos curtos é um dos maiores players do mercado literário. Tiktok agora tem editora própria
Lucas Soares01/07/2023 09h41
TikTok
Imagem: DANIEL CONSTANTE / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok vende milhares de livros. Essa frase pode parecer exagerada já que a rede social chinesa não é uma plataforma de vendas (ainda). Mas a verdade é que esse fenômeno dos vídeos curtos já é considerado um dos principais players do mercado literário e responsável por diversos best-sellers. Tudo isso por um fator principal: o sucesso com o público jovem.

O chamado “booktok” é responsável por divulgar alguns dos maiores best-sellers, mudando de forma definitiva a forma como muitos livros são lançados no mercado global.

Leia mais

TikTok lançando livros

Este ano, a ByteDance decidiu adentrar ainda mais nesse segmento e lançou sua própria editora. A decisão permite que a empresa tenha controle sobre a publicidade e divulgação de seus livros dentro de sua própria plataforma.

De acordo com o The New York Times, fenômenos como a escritora Colleen Hoover, que já vendeu mais de 24 milhões de cópias, surgiram no TikTok, onde vídeos sobre suas obras já acumulam mais de 4,2 bilhões de visualizações.

TikTok jovem
(Imagem: Melnikov Dmitriy / Shutterstock)

Se antes a divulgação dos autores era feita de formas mais tradicionais, com banners em sites e anúncios em livrarias, hoje o “mais importante” em alguns segmentos literários é justamente bombar no TikTok.

Segundo o jornal, a empresa chinesa ainda não dá detalhes sobre como vai funcionar sua editora própria, mas o fato gera alguns questionamentos no mercado, já que a “ByteDance poderia impulsionar seus próprios autores às custas de outros e tornar o BookTok menos orgânico e orientado ao usuário”.

Outros questionamentos estão na forma de distribuição dos livros, já que a princípio o sistema da ByteDance teria apenas e-books. Hoje, entretanto, livros impressos ainda são responsáveis por 70% das vendas nos Estados Unidos, principal mercado global. Claro, assim como mudou a forma de divulgação de livros entre jovens, a empresa chinesa pode tentar mudar a forma como esse produto é adquirido, mas ainda falta um longo caminho nesse sentido.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.