Agora você poderá usar o Google Maps no celular e ao mesmo tempo projetar a navegação no carro pelo Android Auto. A novidade havia sido removida e voltou a aparecer no aplicativo, permitindo que um copiloto controle e veja recursos da plataforma de mapas do gigante das buscas.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Android Auto permite espelhar a tela do celular com alguns apps, como o Google Maps, Waze e Spotify
  • Até pouco tempo, era possível controlar o Google Maps no celular enquanto a rota traçada é exibida na central multimídia do carro
  • Uma atualização removeu este recurso e ela deixou de fazer isso nesta semana, dando a sensação de que foi um erro
  • Poder controlar o Google Maps no celular enquanto ele está no Android Auto permite que um copiloto altere a rota, reporte acidentes, veja a velocidade atual ou analise como será o caminho mais para frente

O Android Auto é uma das melhores invenções para resolver o problema crônico das péssimas interfaces da central multimídia dos carros, o mesmo vale para o Apple CarPlay. Com os dois finalmente temos soluções competentes e muito importantes, como o Waze em tela grande e Google Maps também exibindo a rota.

Até pouco tempo atrás era possível abrir o Google Maps no celular e utilizar o app enquanto o Android Auto espelha a rota. Com isso o copiloto pode inserir um novo destino, reportar acidente, buscar um posto de gasolina ou para recarga de veículos elétricos. Do nada o app parou de permitir isso, exibindo uma mensagem no smartphone dizendo que enquanto é espelhado, o uso é restrito apenas ao display do automóvel.

publicidade

Google Maps pode abrir portas para Waze fazer o mesmo

Agora, segundo postagens no Reddit, você já pode voltar a controlar o serviço de mapas enquanto o espelhamento acontece. Além dos exemplos que dei, existem centrais multimídia (como algumas da Porsche) que não contam com tela sensível ao toque, então poder usar o app enquanto o Android Auto mostra a rota auxilia muito a própria experiência.

Aparentemente exibir a rota nas duas telas era um erro e ele “voltou”, espero que para ficar. Agora o Google poderia olhar para o Waze, pois lá acontece exatamente a mesma coisa, impedindo o uso do app no celular.

publicidade

Com informações: Android Police.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!