Bilhete Único: falha sistêmica bloqueia 40 mil cartões em SP; saiba o que fazer

Uma falha no sistema da SP Trans resultou no bloqueio de 40 mil bilhetes de passageiros de ônibus em São Paulo
Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi 03/07/2023 13h24
Bilhete Único SP Trans
(Imagem: Ricardo de O. Lemos / Shutterstock)
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Uma falha técnica bloqueou cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único em São Paulo. Desde a noite de sexta-feira (30), usuários estão sendo “barrados” nas catracas de ônibus.

A falha não tem nenhuma relação com ataque cibernético ou vazamento de dados, segundo a empresa de transporte público. O erro aconteceu em decorrência de um erro de sintaxe no sistema que valida a lista de cartões que seriam cancelados.

A SPTrans informa que os usuários afetados são aqueles que utilizam as modalidades de crédito comum, estudante, vale-transporte e idoso. Os passageiros deverão emitir a segunda via do Bilhete Único gratuitamente e também terão o saldo do cartão anterior restituído.

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A empresa de transporte público também informa que os passageiros que compareceram aos postos de atendimento para emitir a segunda via receberão um atestado.

Informações sobre os postos de atendimento podem ser encontrados no site da SP Trans: www.sptrans.com.br/postos

Desde que a questão foi constatada, as equipes técnicas da SPTrans trabalham para reduzir a abrangência ao menor número de cartões possível e, paralelamente, para atender todos os usuários cujos cartões foram bloqueados. A SPTrans já solicitou reforço no atendimento dos postos de toda a cidade.

SP Trans, em nota.

CPTM e Metrô, incluindo ViaMobilidade e ViaQuatro, foram orientadas a liberar o embarque de passageiros que apresentarem seu cartão afetado pela falha sistêmica.

São Paulo quer ampliar frota de ônibus elétricos até 2024

Em março, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou os planos para que a cidade tenha pelo menos 2,6 mil ônibus elétricos circulando até dezembro de 2024.

Está previsto a implantação de 11 novos corredores e a construção de quatro novos terminais, conforme o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade. No total, as obras custarão mais de R$ 5,5 bilhões.

Para mais informações acesse a matéria completa.

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Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.