O Sindicato dos Atores (SAG) e a associação dos estúdios e emissoras (AMPTP) anunciaram na última sexta-feira (30) que decidiram prorrogar o prazo de validade do contrato dos artistas, dando assim mais tempo para as negociações, conforme relatou o Indie Wire. Com isso, ao menos por ora, não terá greve de atores em Hollywood

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O contrato expirava em 30 de junho, prazo também para entrarem em um novo acordo; 
  • As partes concordaram em prorrogar as negociações até 12 de julho — sendo esse o novo prazo de contrato entre eles; 
  • As negociações ocorrem desde 7 de junho; 
  • A votação em favor da paralisação de atores ocorreu após o começo da greve dos roteiristas — a pausa em produções colocou em risco os contratos dos artistas, que prometeram também entrar em greve se acordos fossem rompidos. 

Leia mais! 

Embora detalhes das negociações não tenham sido divulgados, o SAG discute ajustes em ganhos residuais, regulamentações em torno de testes gravados e até a remuneração na era da inteligência artificial (IA).  

publicidade

Recentemente, uma declaração da presidente do SAG, Fran Drescher, e do negociador Duncan Crabtree-Ireland apontou para conversas positivas entre as organizações. Apesar disso, a prorrogação dos contratos já era prevista. 

A última greve da classe aconteceu em 1980, quando profissionais se ausentaram por 95 dias para negociar contratos na TV por assinatura e produções em VHS.   

publicidade

Vale lembrar que o Sindicado dos Diretores (DGA) chegou a um acordo com a AMPTP no mês passado. A classe também negociava ajustes salariais e outros pontos de interesse. 

Mesmo com a prorrogação no contrato de atores e o selo de paz declarado com a classe dos diretores, o momento ainda é delicado em Hollywood. O Sindicato de Roteiristas está em greve desde 2 de maio e ainda não há prazo para a pausa terminar. Diversas produções já foram afetadas pela paralisação, com a Marvel e diversos estúdios cancelando, inclusive, a participação na Comic-Con 2023. Saiba mais aqui

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!