Após a medida do Reddit de cobrar pelo acesso a API (Interface de Programação da Aplicação), alguns aplicativos terceiros foram desativados permanentemente. O principal deles é o Apollo, que redesenhava o Reddit para dispositivos iOS e foi encerrado na semana passada.

Anteriormente, Christian Selig, fundador do Apollo, disse que as novas regras do Reddit custariam cerca de US$20 milhões por ano para manter a ferramenta funcionando. Ainda de acordo com ele, a empresa não ganha o suficiente para permanecer na plataforma.

publicidade

Leia mais:

Selig disse que recebeu apenas 30 dias para implementar mudanças antes que o Reddit começasse a cobrar pelo acesso à API, o que ele disse não ser tempo suficiente para mudar o modelo de negócios do app e fazer as atualizações necessárias.

publicidade

Passar de uma API gratuita por 8 anos para repentinamente incorrer em custos enormes não é algo que eu possa fazer funcionar de forma viável com apenas 30 dias. São muitos usuários para migrar, planos para criar, coisas para testar e passar pela revisão do aplicativo, e isso não é economicamente viável. É muito mais barato para mim simplesmente desligar.

Christian Selig, fundador do Apollo.

Após o anúncio do desligamento do Apollo, diversos usuários disseram que abandonariam o Reddit.

Mais desligamentos e modelos de assinatura

  • Outro aplicativo é o BaconReader, que agora apresenta uma mensagem informando que seu sistema foi desativado devido às “mudanças na API do Reddit”;
  • O mesmo acontece com o Sync for Reddit e RIF;
  • Para não abandonar o Reddit, alguns aplicativos adotaram modelos de assinatura para arcar com a cobrança pela API, como o Relay for Reddit e o Now For Reddit.

Com informações de Engadget.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!