Uma das novidades que chegaram no iOS 16.4 é a ativação de um recurso que já está presente direto de fábrica no hardware do iPhone: a rede 5G Standalone (SA). Na prática, o consumidor não deverá perceber grandes diferenças de velocidade na estrutura atual presente no Brasil. Mas, ter outras opções de conexão é sempre algo interessante.

O Olhar Digital trouxe curiosidades e um passo a passo de como ativar o 5G Standalone no iPhone com o iOS 16.4 ou superior.

publicidade

Leia mais:

O que é o 5G Standalone (SA)?

A princípio, o 5G Standalone (5G SA) é a próxima geração da tecnologia de comunicação móvel, que segue os padrões estabelecidos pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e pelo 3rd Generation Partnership Project (3GPP). Em suma, o 5G SA é um avanço em relação ao 5G Non-Standalone (5G NSA) em termos de funcionalidades e arquitetura.

publicidade

Além disso, ao contrário do 5G NSA, que depende da infraestrutura de rede 4G existente, o 5G SA é uma rede autônoma, independente e completa, projetada para operar de forma independente do 4G. Ele possui uma arquitetura nativa do 5G, o que significa que não requer a presença de redes 4G para fornecer conectividade.

O 5G SA traz várias vantagens em relação ao 5G NSA. Ele oferece maior capacidade de rede, menor latência, maior confiabilidade e suporte a uma maior variedade de casos de uso, incluindo aplicações de missão crítica, Internet das Coisas (IoT) em larga escala e comunicação entre máquinas.

publicidade

iPhones e iPads Compatíveis

Logo abaixo listamos os aparelhos da Apple que contém nativamente o 5G Standalone (AS). Vale ressaltar que é necessário ter um chip compatível com a tecnologia.

  • iPhone 12 (e variantes)
  • iPhone 13 (e variantes)
  • iPhone 14 (e variantes)
  • iPhone SE (3ª geração)
  • iPad mini (6ª geração)
  • iPad Pro 11 (3ª geração)
  • iPad Pro 12.9 (5ª geração)
  • iPad Air de 5ª geração

Ativando o 5G Standalone (AS) no iPhone

Com a atualização que o Iphone 14 recebeu migrando o equipamento para o IOS 16.4, agora os usuários passam a ter à disposição o 5G puro. Assim sendo, o telefone ganhará mais velocidade e estabilidade na rede 5G.

publicidade

Todavia, até o momento, apenas as operadoras Vivo e Tim estão disponibilizando a opção. Já a Claro, mesmo tendo feito a promessa de compatibilidade, ainda não disponibilizou a função nesta recente atualização do sistema dos smartphones da maçã.

Passo a passo para iPhone e iPad

  1. A princípio abra ‘Ajustes’ e vá em direção a opção de redes. Em seguida clique na chavinha para ela ficar verde na opção 5G Standalone; Imagem mostrando o passo 1 de ativação do 5G puro
  2. Em seguida, após clicar na chavinha, se o usuário já estiver com o chip apropriado para essa função a rede começará a funcionar normalmente e o mesmo poderá navegar na internet pela nova rede; Imagem mostrando o passo 2 de ativação do 5G puro

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!