Fact Check Explorer: Google testa ferramenta contra fake news

A Fact Check Explorer está na fase beta e permite o acesso a um histórico da imagem, inclusive a data em que ela foi indexada no Google
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 03/07/2023 14h04, atualizada em 03/07/2023 14h09
Letreiro colorido com logomarca do Google aceso no escuro
(Imagem: YueStock/ Shuttertock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Buscar imagens em um banco de dados para descobrir se elas foram usadas no contexto correto. Essa é a ideia do Google, que começou a testar uma nova ferramenta para combater as fake news.

Leia mais

A nova função, chamada de Fact Check Explorer, está na fase beta de testes no mundo todo. Ela permite o acesso a um histórico da imagem, inclusive a data em que ela foi indexada no Google pela primeira vez.

Imagem: Neowin

Google e a luta contra a desinformação na internet

  • A ferramenta foi lançada durante o Global Fact 10, uma conferência de verificação de fatos realizada em Seul, na Coreia do Sul, onde cerca de 500 verificadores de fatos de todo o mundo se reuniram para discutir a importância desse trabalho.
  • A Fact Check Explorer faz parte dos esforços do Google na luta contra a desinformação na internet.
  • A empresa anunciou, junto com o YouTube, uma doação de US$ 13,2 milhões ao International Fact-Checking Network (IFCN) para criar o Global Fact Check Fund.
  • A primeira rodada de financiamento irá apoiar mais de 35 organizações de verificação de fatos de 45 países diferentes, incluindo o Brasil.
  • Este é o maior financiamento já concedido pelo Google e YouTube para a verificação de fatos.
  • Organizações de checagem de fatos podem usar os recursos para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores, graças a formatos inovadores como áudio, vídeo e podcasts.
  • O YouTube prometeu realizar uma série de treinamentos para organizações de checagem de fatos interessadas em saber mais sobre a plataforma e sobre melhores práticas para estratégias e engajamento com conteúdo em vídeo.
  • Por meio da Google News Initiative, o Google faz parcerias com organizações que trabalham com educação midiática e, desde 2018, já investiu quase 75 milhões de dólares em projetos e parcerias, num trabalho para reforçar o combate à desinformação em todo o mundo.

Com informações de Neowin.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.