Titan teria tentado voltar à superfície antes de implodir

Relatórios preliminares indicam que o Titan teria tentado interromper a missão antes de perder contato com a superfície
Alessandro Di Lorenzo04/07/2023 16h00, atualizada em 08/08/2025 16h27
Escombros do submarino Titan
Imagem: Paul Daly/The Canadian Press via AP
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Relatórios preliminares indicam que o submersível Titan teria tentado interromper a missão para ver os restos do Titanic antes de perder contato com a superfície. A declaração foi dada pelo ex-consultor da OceanGate, Rob McCallum, em entrevista à revista The New Yorker nesta segunda-feira (03).

Leia mais

“O relatório que recebi imediatamente após o evento – muito antes de eles chegarem – foi que o submarino estava se aproximando de 3.500 metros. Ele largou os pesos. Então perdeu as comunicações e o rastreamento, e uma implosão foi ouvida, afirmou McCallum.

Tripulantes do Titan tentaram interromper missão

  • O fato da embarcação ter tentando voltar à superfície indica que os tripulantes tentaram interromper a missão.
  • O Titan teria soltado o sistema de pesos que garante a navegabilidade durante a descida de quase 3.500 metros no oceano.
  • Rob McCallum é o cofundador da empresa de expedições EYOS Expeditions e já liderou expedições subaquáticas ao local de naufrágio do Titanic.
  • Ele é o segundo especialista a defender que o submersível teria tentado voltar à superfície antes da tragédia.
  • James Cameron, especialista em mergulho em águas profundas e diretor do filme Titanic, já havia declarado à ABC News que o Titan soltou seu lastro e que as pessoas a bordo estariam “tentando lidar com uma emergência”.
  • O Titan perdeu contato com a navio-mãe, o Polar Prince, aproximadamente uma hora e meia após o início do mergulho, a uma profundidade de 940 metros.
  • A OceanGate já havia abortado mergulhos anteriores da embarcação devido a problemas em sistemas de propulsão e flutuação e teria ignorado diversos alertas de especialistas sobre os perigos da missão.

Relembre o caso

  • A embarcação da OceanGate iniciou a viagem na manhã do dia 18 de junho.
  • Os tripulantes pagaram cerca de R$ 1,2 milhão para ver de perto o que restou do Titanic.
  • Especialistas acreditam que o Titan sofreu perda catastrófica de pressão, levando a implosão que matou todos os cinco passageiros a bordo.
  • Os destroços foram localizados a cerca de 3.810 metros de profundidade e a 488 metros do Titanic, segundo informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.