Um asteroide de diâmetro médio estimado em 268 metros (mais que o dobro do tamanho do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro) está se aproximando da Terra

Na madrugada de sexta-feira (7), a rocha espacial, batizada de 2019 LH5, vai passar a pouco mais de 5,7 milhões de quilômetros daqui, o que equivale a 15 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua. Segundo a NASA, isso vai acontecer por volta da 1h10 (pelo horário de Brasília).

Embora o corpo celeste, descoberto há quatro anos, seja considerado “potencialmente perigoso”, a humanidade não tem com o que se preocupar, já que ele vai passar a uma distância segura.

Além disso, a NASA estimou as trajetórias de todos os objetos maiores de 140 metros, a uma distância de até 7,5 milhões de km, até depois do fim deste século, descobrindo que a Terra não enfrenta nenhum perigo conhecido de uma colisão apocalíptica de asteroides pelo menos nos próximos 100 anos.

Passagem de asteroide vai ser transmitida pela internet

Para quem estiver interessado em testemunhar o evento, haverá uma transmissão online em tempo real pelo Virtual Telescope Project (Projeto Telescópio Virtual), um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália. A live será no canal oficial do projeto no YouTube, a partir das 18h de quinta-feira (6).

Na manhã desta quarta-feira (5), o perfil do Virtual Telescope Project no Twitter divulgou uma imagem do asteroide 2019 LH5, captada durante a madrugada.

Segundo um comunicado publicado no site oficial do projeto, o registro foi feito quando a rocha estava a cerca de 7,1 milhões de quilômetros da Terra. Ainda de acordo com a nota, a transmissão ao vivo da passagem desse objeto faz parte das comemorações do Dia Internacional do Asteroide (Asteroid Day), celebrado em todo o mundo no dia 30 de junho.