Dias depois de exigir que os usuários fizessem login para visualizar tweets, o Twitter removeu silenciosamente essas restrições. Isso significa que agora já é possível abrir links da rede social em um navegador sem precisar de uma conta.

Em testes realizados, o Olhar Digital verificou que as prévias dos tweets voltaram a ser exibidas em aplicativos como WhatsApp e Telegram, e também já é possível acessar links da rede social em navegadores sem nenhuma conta logada.

publicidade

Leia mais:

Quando o Twitter começou a exigir o login, o dono da companhia e ex-CEO Elon Musk disse que tomou essas medidas “temporárias” para evitar a coleta de dados. “Medida temporária de emergência. Estávamos sofrendo tantas coletas de dados que isso estava degradando o serviço para os usuários normais!” disse ele em um tweet.

publicidade
  • A empresa não fez nenhum anúncio oficial sobre permitir que os usuários visualizem os links sem estar logados.
  • O Twitter também não deu detalhes sobre as medidas tomadas para evitar a coleta de dados.
  • A decisão do Twitter ocorre um dia antes do lançamento do Threads, um novo aplicativo de mensagens da Meta.
  • Curiosamente, o Threads também permitiu brevemente que os usuários visualizassem as postagens na web sem fazer login antes de remover os links.
  • É provável que as pessoas possam ver as postagens do Threads sem uma conta quando o aplicativo for lançado oficialmente.

Durante o fim de semana, Musk também estabeleceu limites de leitura de 1.000 postagens por dia para usuários não verificados e 10.000 postagens por dia para usuários verificados como uma medida para combater a coleta de dados. Em um post no blog, a empresa afirmou que essa mudança afetou uma “pequena porcentagem de pessoas” e que os “efeitos sobre a publicidade foram mínimos”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!