Imagem: Camilo Concha/Shutterstock
Dois escritores norte-americanos estão processando a OpenAI alegando que seus livros foram usados no treinamento do ChatGPT. Paul Tremblay, autor de The Cabin at the End of the World (A Cabana no Fim do Mundo), e Mona Awad, autora de 13 Ways of Looking at a Fat Girl (13 Maneiras de Olhar Para uma Garota Gorda) afirmam que o ChatGPT realiza “resumos muito específicos” de seus livros.
Leia mais:
Para a ferramenta ter escrito textos tão detalhados sobre seus trabalhos, a IA teria sido treinada com os livros, dizem os escritores.
ChatGPT retém conhecimento de trabalhos específicos no conjunto de dados de treinamento. Em nenhum momento o ChatGPT reproduziu nenhuma das informações de gerenciamento de direitos autorais que os requerentes incluíram em seus trabalhos publicados.
Trecho da reclamação obtida pela CNBC.
A ação é movida em um tribunal federal de São Francisco e alega que boa parte do material utilizado pelo chatbot é baseada em conteúdos protegidos por direitos autorais, incluindo os livros de Tremblay e Awad.
O ChatGPT é treinado com uma ampla quantidade de dados de texto, a OpenAI não especifica ao certo quais tipos de dados foram usados no treinamento, mas diz que são informações obtidas da web.
O desafio dos escritores será provar especificamente como o conteúdo de seus livros está sendo utilizado pelo chatbot.
Com informações de CNBC.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de julho de 2023 11:11