Pesquisadores da Austrália detectaram ligação entre gambás nativos e humanos que explicaria a disseminação da úlcera de Buruli em humanos: mosquitos.

O que é a úlcera de Buruli

• A doença é provocada pela bactéria Mycobacterium ulcerans;
  • Ela se caracteriza por nódulo indolor ou de inchaço local;
  • A bactéria libera a toxina micolactona, que diminui a eficácia do sistema imunológico e resulta na morte do tecido;
  • Isso causa úlceras que afetam a pele e, às vezes, os ossos.

A doença está presente em 33 países com climas subtropical, tropical e temperado na África, América do Sul e regiões do Pacífico Ocidental, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda não há prevenção para a doença, mas sua cura ocorre com antibióticos.

A OMS indica ainda que a forma de transmissão da enfermidade é oficialmente desconhecida, mas, segundo as pesquisas, os mosquitos vêm sendo responsáveis pela proliferação dessa bactéria; consequentemente, ela desembarca em humanos.

Normalmente, esse inseto não transmitiria essa bactéria, que costuma permanecer em animais peludos em certas áreas na Austrália e na África, mas isso parece ter mudado, de fato.

O biologista molecular Timothy Stinear, da Universidade de Melbourne, Austrália, apresentou um artigo, em 18 de junho, no evento ASM Microbe 2023 em Houston, EUA, mostrando as análises realizadas em alguns mosquitos no sudeste da Austrália.

O estudo, que buscava a ligação entre os gambás e humanos na transmissão dessa bactéria, descobriu que um pequeno número de mosquitos havia, na época, se alimentado do sangue tanto de gambás, como de humanos.

Um mês antes de sua apresentação no Texas, Stinear e colegas publicaram outro estudo preliminar – que ainda está para ser revisado por pares – que identificaram que a bactéria era idêntica em mosquitos, gambás e pessoas, significando que a bactéria poderia ser facilmente transmitida entre as três espécies.

Devemos nos preocupar?

Somente se você viver na Austrália ou pretender visitar o país em breve. No ano passado, foram 2,1 mil casos da úlcera de Buruli em 11 países reportado à OMS, sendo entre 200 e 300 na Austrália.

Dos 13 mosquitos analisados pelo estudo que se alimentaram de sangue humano, apenas dois também se alimentaram do sangue de gambás.

Com informações de Euronews