Essa bicicleta elétrica barata é modular e funciona sem motor

Versatilidade é a máxima da nova bicicleta elétrica modular One E+
Gabriel Sérvio07/07/2023 11h52, atualizada em 07/07/2023 11h53
Bicicleta elétrica modular
Imagem: Divulgação/LEMMO
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A holandesa LEMMO ainda é um novo player no mercado de bicicletas elétricas. Para se destacar e ganhar terreno meio a tanta marcas e opções, a empresa lançou a nova One E+.

A e-bike se destaca pela construção modular e capacidade de se transformar em uma bicicleta comum. Claro, na teoria quase todas as bicicletas a bateria também podem rodar pedalando, no entanto, a maioria não foi projetada pensando em andar “desligada”.

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Como é a e-bike

  • O que muda aqui é o motor inovador usado pela LEMMO.
  • Sua tecnologia patenteada desconecta o motor no cubo traseiro do veículo girando um botão.
  • O recurso entrega uma condução muito mais leve e parecida com a de uma bike convencional.
  • A novidade chamada “Dual Mode Clutch Hub” já ganhou até prêmio (Red Dot Design Award) e o funcionamento é muito simples.
  • Um botão giratório na bike alterna entre o modo E (elétrico) e M (manual).
Botão giratório troca o modo de condução em segundos. Imagem: Divulgação/LEMMO

Com o motor elétrico desconectado, você pode estar pensando: e a bateria? Ela ainda deixará o veículo mais pesado que uma bike comum. Pensando nisso, a fabricante desenvolveu o Smartpac, uma “caixinha” compacta montada logo abaixo da parte frontal do tubo superior.

Bateria que vira power bank

O pacote abriga bateria, controlador do motor e mais recursos eletrônicos no mesmo lugar. Se preferir, o proprietário pode retirar todo o componente da bike e usá-lo basicamente como um potente power bank para carregar o celular, notebook, e mais. A recarga demora cerca de três horas e meia na tomada, segundo a fabricante.

Caixa removível abriga bateria, controlador do motor e recursos eletrônicos. Imagem: Divulgação/LEMMO

Graças à sua configuração modular, componentes individuais da bicicleta também podem ser reparados ou substituídos conforme necessário, algo que é impossível em modelos onde a bateria e demais componentes ficam alojados no quadro da bike, por exemplo.

Por falar em quadro, o da One E+ é feito de alumínio reciclado. Atualmente, a bicicleta é oferecida com um sistema de transmissão 1×10 ou um sistema de acionamento por correia de velocidade única. Um app oficial permite ainda localizar e até bloquear a e-bike remotamente.

Quanto custa

No fim, tudo isso sai por 1.990 euros (quase R$ 10.600) para a versão com transmissão por corrente e 2.190 euros (R$ 11.645) para configuração de transmissão por correia. 

O valor em reais é salgado, mas é bem atraente no mercado europeu. Na Holanda, por exemplo, o salário mínimo é de 1.756 euros.

Ainda não há indício de lançamento da e-bike em outros mercados. Saiba mais sobre a One E+ no vídeo abaixo.

Com informações da LEMMO

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.