Depois dos elétricos, seriam os carros movidos a hidrogênio o próximo passo da indústria automobilística? Um modelo urbano projetado por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, mostra que pode ser, sim! Eles apresentaram o Eco-Runner, um carro movido a hidrogênio que quebrou o recorde da maior distância já percorrida: 2.488,45 km.
Leia mais:
- Hidrogênio verde: logística de transporte ainda é um desafio
- SP: Governo e GWM Brasil fecham acordo para veículos a hidrogênio
- Metano: 10 curiosidades sobre esse gás
Recorde
- Os pesquisadores holandeses queriam um carro que fosse ainda mais eficiente (em relação ao combustível) do que os movidos a combustíveis fósseis.
- Para testar a distância que o veículo poderia percorrer, a equipe dirigiu por 71,5 horas seguidas, parando a cada duas horas apenas para alternar entre motoristas.
- No dia 26 de junho, o recorde foi oficializado pelo Guinness, o livro dos recordes: o Eco-Runner percorreu 2.488,45 km.
- O recorde anterior era do Renault Zoe elétrico, movido por uma célula de combustível de metanol e que rodou 2.056 km.
Eco-Runner
O modelo recordista foi exibido pela primeira vez em maio deste ano. Ele tem três rodas de fibra de carbono (em vez de aço), pesa 72 quilos e atinge uma velocidade máxima de 45 km/h.
No entanto, ele comporta apenas uma pessoa e ainda não está pronto para ser usado em grandes viagens. A equipe espera que, com o carro funcionando, avancem mais passos em direção ao hidrogênio como combustível.

Carro movido a hidrogênio
- O hidrogênio vem sido cotado como a energia do futuro, por sua sustentabilidade: ele depende apenas do vapor de água para gerar energia.
- Apesar dos desafios, que incluem o transporte do gás a logística de distribuição, o uso no setor automobilístico e até aeronáutico já se iniciou.
- Só em 2022, cerca de 56 mil carros a hidrogênio foram vendido.
- De acordo com a equipe do Eco-Runner, a rede elétrica é limitada e “eletrificar o mundo inteiro não é uma opção”. Eles defendem que as diferentes formas de combustível se complementem: “hidrogênio e carros elétricos andam de mãos dadas”.
Com informações de Eco Runner, Holland High Tech e Guinness World Records
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Vitoria Lopes Gomez é jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e redatora do Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista, mestre em Ciências Sociais e editor executivo do OD.