O Microsoft Edge parece estar colocando uma extensão no navegador sem que o usuário seja notificado da novidade. Ela nem é um complemento nocivo, sendo apenas uma ferramenta para abrir e editar documentos do Google Docs de forma offline, mas o problema é não avisar.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows 10 e 11 e ele foi recentemente refeito com base no mesmo Chromium do Google Chrome
  • Uma extensão chamada Google Docs Offline foi encontrada dentro do navegador, sem que ele avisasse o usuário sobre a instalação
  • Ela permite a edição e criação de documentos do Google Docs e também existe dentro do Chrome
  • Uma frase dizendo “Instalada pelo Microsoft Edge” dá a entender que a extensão não chegou ao navegador por engano

O Edge conseguiu romper a bolha de hate que recebia quando resolveu trazer o motor do Google Chrome para dentro e modificar algumas partes, para não ser exatamente uma cópia do outro browser. Uma das novidades que chegou junto da migração está nas extensões feitas para a concorrência.

Extensão diz que foi instalada pelo Edge

Extensão do Google Docs dentro do Edge (Imagem: reprodução/Neowin)
Extensão do Google Docs dentro do Edge (Imagem: reprodução/Neowin)

De acordo com algumas reclamações, usuários de diversas versões do Edge e do Windows 11 começaram a notar uma extensão instalada sem aviso para o usuário. Eu testei aqui no meu PC, com todas as atualizações já presentes no software e no sistema operacional, mas não consegui encontrar a falha.

publicidade

Para quem conseguiu encontrar a extensão, ela é chamada de Google Docs Offline e sequer existe dentro do repositório de extensões utilizado pela Microsoft para o Edge – ao menos na versão brasileira. Uma possibilidade é que a ferramenta possa ter “escapado” do Chrome e foi encontrada pelo browser concorrente dentro do próprio Windows 11, até por ambos utilizarem o mesmo motor Chromium.

Agora, voltando para os casos, em todos a extensão do Google Docs dentro do Edge é acompanhada de uma frase dizendo “Instalada pelo Microsoft Edge”, o que derruba a teoria do browser ter encontrado o complemento no concorrente por engano.

publicidade

Com informações: Neowin.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!