Quais os principais equipamentos de segurança do Celta e do Gol

O Olhar Digital trouxe uma lista de equipamentos de segurança que carros populares como o Celta e Gol receberam de fábrica anos atrás
Por Lucas Gabriel Machado Henriques, editado por Bruno Ignacio de Lima 08/07/2023 20h40, atualizada em 07/08/2023 16h59
Imagem Celta e Gol da capa da matéria
O Gol e o Celta recentemente saíram de linha, porém continuam entre os veículos mais buscados pelos consumidores. (Imagem: Divulgação)
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Os equipamentos de segurança são uma preocupação constante para as montadoras ao longo dos anos. Vemos isso nos mais conhecidos carros populares, como o Chevrolet Celta e o Volkswagen Gol, por exemplo. Ambos os modelos passaram por diversas atualizações e receberam mais recursos para garantir a segurança dos motoristas e passageiros.

O Olhar Digital trouxe uma lista com os principais equipamentos de segurança encontrados em versões mais recentes do Celta e do Gol.

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O que é? E por que são importantes?

É importante destacar que os equipamentos de segurança em um veículo são dispositivos e sistemas projetados para proteger os ocupantes e minimizar os riscos de lesões em caso de acidentes de trânsito. Em suma, esses equipamentos pretendem proporcionar um ambiente mais seguro no veículo, evitando os impactos e as consequências de colisões e acidentes.

Chevrolet Celta

Imagem mostrando o Chevrolet Celt branco
O Celta foi o substituto do também famoso Corsa dos anos 90. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

1 – Estrutura reforçada

Em resumo, o Celta foi desenvolvido com uma estrutura reforçada que inclui zonas de deformação programada. Além disso, essas áreas específicas da carroceria são projetadas para absorver e dissipar a energia gerada em uma colisão, minimizando os danos aos ocupantes do veículo.

2 – Barras de proteção nas portas

O Celta possui barras de proteção nas portas, adicionando uma camada adicional de segurança em caso de impacto lateral. Essas barras ajudam a reduzir os danos ao habitáculo do veículo e protegem os ocupantes de lesões graves.

3 – Cintos de segurança

Todos os ocupantes do Celta contam com cintos de segurança de três pontos. Em síntese, são essenciais para manter os passageiros firmemente presos aos assentos em caso de acidente.

4 – Freios ABS

Em versões mais recentes, o Celta pode estar equipado com o Sistema de Freios Antibloqueio (ABS). Esse sistema evita que as rodas travem durante frenagens bruscas, mantendo o controle do veículo e reduzindo o risco de acidentes.

5 – Airbags frontais

Em suma, o Celta não tinha airbags frontais como equipamento padrão em todas as suas versões, mas algumas versões mais recentes podem oferecer essa opção como item de série ou como opcional. Além disso, os airbags frontais são essenciais para proteger os ocupantes em colisões frontais, reduzindo os riscos de lesões graves.

Volkswagen Gol

Imagem mostrando o Volkswagem Gol
O Volkswagem Gol, depois do Fusca, é o carro popular mais vendido da Volkswagem. (Imagem: Volkswagem)

1 – Estrutura de segurança

A Volkswagen constrói o Gol com uma estrutura sólida e resistente, utilizando aços de alta resistência em pontos estratégicos da carroceria. Todavia, essa construção robusta contribui para a proteção dos ocupantes em caso de colisões.

2 – Cintos de segurança e encostos de cabeça

Assim como o Celta, o Gol também possui cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, garantindo uma proteção adequada em caso de acidentes.

3 – Airbags frontais

Todas as versões do Gol são equipadas com airbags frontais como item de série. Assim sendo, os airbags frontais são acionados em caso de colisões frontais, reduzindo os impactos e protegendo os ocupantes de lesões graves.

4 – Freios ABSO

É importante ressaltar que o Gol incorpora o Sistema de Freios Autobloqueio (ABS) como equipamento padrão em versões mais recentes. Esse sistema aumenta a estabilidade do veículo durante frenagens bruscas, evitando o travamento das rodas e proporcionando maior controle ao motorista.

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Lucas Gabriel MH é jornalista formado pela Faculdade Uniacademia. Com 7 anos de experiência é especialista na cobertura de tecnologia, cultura e cinema.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.