Como é o carro híbrido mais barato do Brasil?

O SUV compacto Kia Stonic é o híbrido mais acessível do momento no Brasil
Gabriel Sérvio10/07/2023 12h09
Kia Stonic
Imagem: Divulgação/Kia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Kia é uma das montadoras que passou a apostar na eletrificação da sua frota nos últimos anos. O modelo escolhido para estrear essa nova fase da marca sul-coreana no Brasil foi o híbrido Stonic, um SUV compacto que promete pesar menos no bolso de quem procura um carro do segmento no mercado nacional.

O que você precisa saber sobre o Kia Stonic

  • O modelo atual combina um motor 1.0 três cilindros a gasolina com um pequeno motor elétrico. Parte da mecânica inclusive é a mesma do “primo” Hyundai HB20.
  • O resultado é uma potência combinada de 120 cavalos e 20.4 kgfm de torque. Já transmissão de sete marchas é automática.
  • A unidade elétrica funciona como um gerador para a bateria de 48V e “empurra” o veículo nas partidas e retomadas.
  • A bateria é recarregada por energia absorvida na frenagem.
O Kia Stonic mede 4,14 metros de comprimento; 1,76 m de largura; 1,52 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. Imagem: Divulgação/Kia

O motor, apesar de mais modesto, entrega economia no consumo de combustível. O Kia Stonic faz 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, segundo o Inmetro.

Leia mais:

Quanto custa?

Atualmente, o Kia Stonic é o híbrido menos caro do mercado e sai por R$ 139.990. Isso, no entanto, se reflete no pacote de equipamentos.

Interior do Kia Stonic. Imagem: Divulgação/Kia

O modelo inclui itens como seis airbags, controles de tração e de estabilidade, central multimídia de 8″com Android Auto e Apple CarPlay, piloto automático, câmera de ré, mas fica devendo por não vir com assistente de ponto cego ou frenagem autônoma de emergência.

Com informações do Autoesporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.