Na semana passada, um comercial da Volkswagen recriou a imagem e A voz da cantora Elis Regina, falecida na década de 1980, usando inteligência artificial. O anúncio fez sucesso e emocionou os espectadores, que viram Maria Rita cantar com a mãe pela primeira vez a clássica canção “Como nossos pais”. E essa não é a primeira vez que algo assim acontece.

Veja outros exemplos a seguir.

publicidade

Leia mais:

James Dean

O astro de Hollywood faleceu em 1955, em um acidente de carro. No entanto, produtores do filme Finding Jack querem trazer Dean de volta e, em 2019, compraram os direitos de imagens da família do ator.

publicidade

Assim, eles devem usar IA para recriar a imagem, fala e movimentos do galã. O filme ainda não foi lançado e não há atualizações sobre seu desenvolvimento desde a compra.

Audrey Hepburn

  • Ainda em 2014, a imagem da atriz foi usada em um comercial de uma marca de chocolate — 21 anos após sua morte.
  • Nesse caso, os realizadores usaram computação gráfica para criar o vídeo de 60 segundos.
  • Para isso, eles buscaram atrizes parecidas fisicamente com Hepburn e “escanearam” seus rostos, capturando mais de 70 movimentos faciais.
  • Esse processo durou cerca de um ano e ainda contou com três semanas de gravação, em que foi usado um modelo 3D da atriz e, depois, computação para colocar o rosto junto ao corpo.
  • O comercial não tem nenhuma fala e a voz não foi recriada.
A icônica atriz de Bonequinha de Luxo faleceu em 1993 (Foto: Reprodução)

Tupac Shakur e Michael Jackson

  • Em duas ocasiões separadas, os cantores “voltaram à vida” em forma de hologramas.
  • Tupac Shakur foi assassinado em 1996, mas reapareceu em uma apresentação no festival Coachella, em 2012, durante a performance de Snoop Dogg e Dr. Dre.
  • A aparição foi possível graças à computação gráfica, que recriou imagens do rapper imitando movimentos, aparência e até as tatuagens. Depois disso, a imagem foi projetada do chão do palco e refletia em um plástico.
  • Algo semelhante aconteceu com o Rei do Pop, Michael Jackson: falecido em 2009, ele fez uma performance solo no Billboard Music Awards de 2014, com suas danças clássicas e até o moonwalk.
  • No entanto, nenhuma das imagens era de arquivo e tudo foi recriado via computação gráfica.
Snoop Dogg e Dr. Dre tiveram que ensaiar para não passar na frente do projetor e interromper a projeção (Foto: Reprodução)

Tom Jobim e Vinicius de Moraes

Mesmo sem a IA ou a computação gráfica avançada, o século passado proporcionou grandes encontros.

publicidade

Em 1991, uma marca de cerveja colocou Jobim e Moraes frente a frente — só que Vinicius morreu em 1980. Em uma das cenas, os dois cantores chegam a fazer um brinde com os copos de cerveja e, em alguns momentos, realmente parecem se encarar.

Para isso, a empresa usou efeitos especiais e sobrepôs os trechos dos artistas. Os trechos cantados por eles são originais.

publicidade
Duas lendas da música brasileira se reuniram (mas uma delas já havia morrido) (Foto: Reprodução)

Com informações de g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!