Depois de Elis Regina cantando com Maria Rita em um comercial da Volkswagen, Luiz Gonzaga ressurgiu para apresentar um dueto com o cantor João Gomes. A voz e a imagem do Rei do Baião foram recriadas usando inteligência artificial (IA).

Leia mais:

publicidade

O que aconteceu

Na tarde de domingo (09), o cantor João Gomes se apresentou no festival iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club em São Paulo.

Durante a canção “Eu Tenho a Senha”, autoral de Gomes, imagens e a voz de Luiz Gonzaga surgiram no telão para cantar com o artista.

publicidade
João Gomes tem Luiz Gonzaga como seu ídolo desde novo (Foto: Canal João Gomes/Reprodução)

Luis Gonzaga IA

  • De acordo com os organizadores do evento, as imagens e a voz foram feitas usando inteligência artificial.
  • Segundo o iFood, o processo de recriar Gonzagão levou 40 dias.
  • 80 minutos de gravações de voz originais de Luiz Gonzaga, extraídas de quase cem músicas, foram usadas para treinar a IA que fez o trabalho.
  • A partir disso, a tecnologia reordenou as palavras originais de Gonzaga para se encaixarem na letra da música de João Gomes.
  • Já para as imagens do rosto, que foi apresentado no telão durante o dueto, foram necessárias 60 fotos. No processo, a IA usa as informações disponíveis nos arquivos para encontrar padrões e traçar uma nova imagem.
Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, faleceu em 1989 (Imagem: Fundação Cultural Palmares)

Realização de um sonho

Para João Gomes, cantar com Gonzagão, falecido há mais de 30 anos, sempre foi um sonho. O artista é uma de suas principais referências.

Antes de apresentar o Rei do Baião, as imagens do telão mostraram uma animação de João Gomes criança em Serrita, onde nasceu em Pernambuco, mesmo estado do ídolo.

publicidade

Com informações de Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!