Uber: corrida de R$ 270 sai por R$ 140 mil na Costa Rica (que susto!)

Já imaginou olhar sua conta bancária e ver que, por uma única corrida de Uber, você está milhares e milhares de reais negativo?
Bruno Capozzi10/07/2023 23h29
uber
Imagem: shutterstock/Proxima Studio
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Um casal norte-americano teve uma experiência, digamos, inesquecível durante sua viagem à Costa Rica por um erro da Uber. Imagina o susto: o aplicativo de transporte cobrou quase US$ 30 mil (R$ 145 mil) por uma corrida que custou US$ 55 (aproximadamente R$ 270). Eles só perceberam a cobrança indevida após concluir a corrida e conferir o extrato bancário. PS: Douglas e Dominique Ordonez visitavam o país para comemorar o aniversário de cinco anos de casamento.

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Além do valor elevado, o casal também teve problemas por usar um cartão de débito cadastrado no app ao invés de um cartão de crédito para gastos internacionais. Eles nem sabiam desse detalhe e acharam que a conta chegaria no crédito.

O valor próximo a US$ 30 mil foi debitado diretamente da conta bancária, deixando os dois com um saldo negativo de US$ 22.697 (R$ 110 mil). O marido relatou o ocorrido no Twitter, reclamando que a Uber não converteu o valor para a moeda local e que o Altura Credit Union, banco responsável pela conta deles, permitiu a cobrança.

https://twitter.com/DOJ_111/status/1674541211938439171

O Uber cobrou US$ 29.994 por uma corrida na Costa Rica, porque não converteram o valor para a moeda costarriquenha. O Altura Credit Union permitiu a cobrança, mas o Uber não cumpriu. Agora estou na Guatemala com saldo negativo.

O casal tentou buscar ajuda da Uber através do Twitter, mas só recebeu uma resposta após mais de 24 horas. A informação era um pouco vaga: a empresa disse que uma equipe estava cuidando do caso.

O Altura Credit Union afirmou, inicialmente, que não conseguiria ajudar e que seria necessário esperar mais de quatro dias para que o valor fosse convertido corretamente.

O casal foi considerado culpado pelo erro, já que não colocou um aviso de viagem no cartão para evitar problemas de segurança. O reembolso só foi realizado após mais de uma semana, e o Altura Credit Union pediu desculpas pelo erro na conversão dos valores.

Com informações de New York Post.

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Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

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