Os carros híbridos – “meio elétrico, meio a combustão” – estão longe de serem protagonistas do setor automotivo no Brasil. Mas é um nicho que vem crescendo no país. Entre janeiro e junho de 2023, pouco mais de 28 mil unidades foram vendidas, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).

Para quem tem pressa:

  • Os carros híbridos – “meio elétrico, meio a combustão” – estão longe de serem protagonistas do setor automotivo no Brasil;
  • No entanto, é um nicho que vem crescendo no país: mais de 28 mil unidades foram no primeiro semestre de 2023;
  • A Toyota domina as duas primeiras posições do pódio, com Corolla Cross e Corolla sedã;
  • Além disso, marcas chinesas vêm conquistando espaço – entre elas, as novatas GWM e BYD.

Entram nesse total as versões leves, paralelas e plug-ins. Em 2022, por exemplo, as vendas de híbridos fecharam em quase 41 mil unidades. Ou seja, a previsão é de que 2023 supere com folga os números de 2022.

publicidade

Leia mais:

5 carros híbridos mais vendidos

A Toyota segue como destaque nos emplacamentos, com o Corolla Cross e o Corolla sedã liderando a lista dos mais vendidos com folga. No entanto, marcas novas estão chegando com força no no mercado.

publicidade

Confira abaixo a lista dos cinco modelos mais vendidos no Brasil no primeiro semestre 2023:

  • Toyota Corolla Cross – 5.600 unidades
Toyota Corolla Cross
(Imagem: Divulgação)

O SUV híbrido que domina as vendas do segmento é equipado com motor 1.8 aspirado de até 101 cv (cavalos) de potência combinado a um elétrico de 72 cv para entregarem, juntos, 122 cv.

publicidade

A Toyota não divulga o torque combinado. Um dos grandes trunfos é o consumo: 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina na cidade e 9,7 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, na estrada.

  • Toyota Corolla sedã – 3.402 unidades
Toyota Corolla Sedã
(Imagem: CarExpert)

Com o mesmo conjunto mecânico do Corolla Cross, a versão híbrida e sedã manteve a tendência dele ser o queridinho do mercado. O modelo segue firme na segunda colocação e forma com o “irmão” a dobradinha da Toyota no pódio.

publicidade
  • Caoa Chery Tiggo 5x – 2.292 unidades
Caoa Chery Tiggo 5x
(Imagem: Divulgação)

O modelo é um híbrido leve – isto é, usa um sistema que recupera energia das frenagens e uma bateria de 48V para auxiliar o motor a combustão em determinadas situações.

Este é equipado com conjunto que combina o 1.5 turboflex com um pequeno gerador elétrico para chegar aos 160 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT e simula nove marchas.

  • Volvo XC60 – 2.208 unidades
Volvo XC60
(Imagem: Divulgação)

Entre os carros do segmento premium, o XC60 se destaca há bastante tempo, mesmo com preços acima de R$ 400 mil.

O modelo tem uma mecânica complexa, por trazer motor 2.0 turbo com sistema de 48V. Mas há ainda um propulsor elétrico no eixo traseiro que faz o sistema entregar 462 cv e 72,3 kgfm de torque.

  • Haval H6 – 2.160 unidades
Haval H6
(Imagem: Divulgação)

Recém-chegado ao Brasil, o grupo chinês GWM (Great Wall Motors) traz o Haval H6 em três versões: uma híbrida convencional (que não tem recarga externa) e duas plug-in (carregadas na tomada).

A opção HEV é carregada pela força de frenagem e desacelerações e combina motor 1.5 turbo a gasolina a um elétrico para entregar 243 cv e 54,1 kgfm de torque.

Já as demais PHEV trazem o mesmo motor 1.5 turbo aliado a dois motores elétricos para desenvolver 393 cv de potência e 76 kgfm.

Por ora, o SUV médio é importado da China, mas será produzido em Iracemápolis (SP) no futuro.

Com informações do Autoesporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!