Se sentindo sozinho? Veja o que são os aplicativos companheiros de IA

Imagine ter um amigo virtual pra conversar, ou quem sabe uma namorada. Conheça os aplicativos companheiros de IA!
Por Simone Cordeiro, editado por Bruno Ignacio de Lima 12/07/2023 15h40, atualizada em 07/08/2023 17h31
Arte com robô saindo de celular nas mãos de uma pessoa
Imagem Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Dificuldade para se relacionar, solidão e saudades de quem já se foi: aplicativos de IA (inteligência artificial) são programados para trazer a “felicidade” às pessoas. Afinal, se os avanços tecnológicos chegaram até esse mundo paralelo, que mal tem, não é mesmo?

Verdade seja dita, ninguém gosta de ficar sozinho por muito tempo, muito menos estar com uma pessoa chata e de interesses totalmente diferentes. Então, se podemos escolher exatamente o tipo de amigo ideal, mesmo virtual, por que não? Mas como funcionam esses programas, quais as funcionalidades? Conheça agora os aplicativos companheiros de IA e descubra.

Leia mais:

Boom pós-pandêmico e os companheiros virtuais de IA

Depois que o mundo enfrentou o isolamento com a quarentena, por conta da COVID-19, as pessoas começaram a dar um novo significado para a vida de uma forma geral, principalmente para a saúde mental. Desde então, os artifícios para buscar o bem-estar e saúde quebraram as fronteiras da tecnologia e desbravaram caminhos um tanto inusitados.

A partir disso, surgem os companheiros virtuais programados para manter conversas. Dentre esses, há uma variedade que abrange diversas necessidades.

Alguns são desenvolvidos para dar conselhos, como se cumprisse o papel de psicólogo ou guru espiritual. Outros são totalmente personalizados conforme a preferência do usuário, podendo representar a figura de um amigo e, até mesmo de um namorado. Conheça agora alguns desses aplicativos robôs criados com a tecnologia de inteligência artificial para jamais te deixar sozinho.

Replika

Um aplicativo de suporte emocional, o Replika alcançou a marca de mais de dez milhões de usuários. O programa de chat é capaz de manter uma conversa por texto como os demais bots, reconhecer e mandar imagens e realizar chamadas de voz. O modelo de companheiro virtual no Replika é escolhido de acordo com a preferência do usuário. Ao acumular pontos, a pessoa também pode ter outros recursos liberado, como escolher características da personalidade e as roupas do companheiro.

Chai

O Chai é outro bot de conversas virtuais, onde o usuário pode optar por criar seus companheiros para manter diálogos. No entanto, esse tem opções de tipos de relações, que podem ser: amigável, romântico e terror.

O interessante é que além de ser totalmente gratuito para android e IOS, o Chai permite que o usuário convide seus amigos para interagir com o seu companheiro virtual.

Robô Ed

Brasileiro, o Robô Ed foi desenvolvido pele InBot em 2004 e seu diferencial é poder conversar com muitos usuários ao mesmo tempo, funcionando como um atendente mesmo.
Além disso, o aplicativo é um assistente virtual que aborda assuntos sustentáveis, como uso de energia e meio ambiente. Dessa forma, o robô ED atua na conscientização dos bens naturais, dando dicas de economia e ensinando sobre programas educacionais e fontes alternativas de energia.

HereAfter AI

O aplicativo é um dos chamados bots de luto! Sim, de acordo com a criadora do app, ele funciona como um biógrafo. Dessa forma, pode combinar ferramentas de voz e IA para que as pessoas possam criar suas próprias versões digitais.

Por isso, ao responder diversas perguntas o aplicativo cria uma versão virtual da pessoa, permitindo, então, que os vivos ainda encontrem uma forma de se comunicar com parentes que já faleceram.
A ferramenta HereAfter AI armazena centenas de prompts para despertar memórias, incluindo piadas, viagens, reflexões e conselhos. Ou seja, o aplicativo funcionaria como aquele episódio de Black Mirror, “Be Right Back”, um pouco bizarro, não é mesmo?

Sem contar que entre outras coisas, a pessoa pode ficar pior, vivendo um luto prolongado ou vivendo uma “realidade paralela” um tanto doentia. Então a dica, antes de mais nada, para usufruir dos aplicativos companheiros de IA de uma maneira saudável, é saber dosar nas escolhas.

IGirl: Virtual AI Girlfriend

Surpreendentemente, a tecnologia tem alcançado lugares que jamais imaginaríamos! Pois bem, o app iGirl: Virtual AI Girlfriend é prova disso, afinal é um simulador de namoro.

Sim! O iGirl, seria nada mais, nada menos que sua nova namorada chatbot com inteligência artificial. Segundo a descrição do próprio app no Playstore, o AI Girlfriend pode ser seu amigo AI, waifu ou até mesmo uma garota adorável, proporcionando a você uma experiência de RPG única e romântica. Na descrição ainda está a frase: “AI Chatbot iGirl – explore o mundo das namoradas AI para encontrar o seu par perfeito!”

E aí? Conta aqui pra gente: você já se aventurou no mundo dos apps companheiros de IA? Qual desses acima você baixaria primeiro?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Simone Cordeiro
Colaboração para o Olhar Digital

Simone Cordeiro é jornalista formada pela Universidade Nove de Julho. Em 8 anos de experiência, passou por agências de marketing, empresas de tecnologia e indústria. Hoje, é redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.