A Aptera levou o seu carro movido a energia solar até Turim, na Itália, para testes aerodinâmicos no túnel de vento da Pininfarina, uma empresa italiana famosa por colaborar com marcas como a Ferrari.

O que você precisa saber:

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  • A empresa diz que está confiante nos resultados e espera que o Gamma consiga roubar a posto de carro de passeio com o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico do mundo.
  • O modelo foi projetado usando uma nova abordagem chamada “dinâmica de fluidos computacional”, em que computadores simulam testes aerodinâmicos. 
  • Agora, a Aptera verá na prática como o veículo se sai em um túnel real, já que eles ainda são muito úteis para testes de validação e para garantir que os resultados observados no computador reflitam no mundo real. 
  • Hoje, o automóvel de produção com a melhor marca em arrasto aerodinâmico é o Lightyear 0 (0,175 Cd).

Leia mais:

O que é coeficiente de arrasto?

O coeficiente de arrasto (“drag coefficient” em inglês, ou Cd), permite medir a força de resistência ao ar por uma determinada área/superfície. O resultado influencia diretamente na eficiência de um carro.

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Nos últimos anos, as montadoras estão lutando para diminuir o arrasto. Nos carros elétricos isso é ainda mais importante, visto que mais arrasto gera impacto direto na autonomia por carga.

Vale tudo para o ar passar pelo veículo com menos perturbação, até adotar formatos de carroceria diferentes e com linhas mais suaves. A Aptera, por exemplo, usa um formato de lágrima com uma longa cauda pontiaguda.

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Imagem: Divulgação/Aptera

Outra área importante para a eficiência são as rodas. O protótipo da Aptera tem três rodas fechadas em cápsulas aerodinâmicas, o que novamente reduz a quantidade de ar “empurrada” pelo veículo. 

No fim, a Aptera acredita que tudo isso será suficiente para superar o Lightyear 0, sem contar que o tamanho mais compacto também será relevante, já que um carro maior naturalmente move mais ar do que um menor.

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Mais eficiente do mundo?

  • A Aptera afirma ainda que a combinação de todos esses fatores pode tornar o Gamma o “veículo mais eficiente do planeta”.
  • Com grandes painéis solares no teto, o modelo dispensa paradas para carregar.
  • Equipado com aproximadamente 700 watts de tecnologia elétrica solar proprietária, o carro da Aptera dirige mais de 64 km por dia usando apenas a energia dos raios do Sol.
  • A empresa diz que ele foi pensado para nunca precisar da tomada (isso considerando a média de 47 km diária de trânsito do motorista norte-americano).
  • Quando precisar de carregamento, qualquer tomada elétrica padrão pode ser usada.
  • Em tensão de 120 volts, o modelo recupera 20 km de autonomia em uma hora.

Com informações do Electrek

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