A Aptera levou o seu carro movido a energia solar até Turim, na Itália, para testes aerodinâmicos no túnel de vento da Pininfarina, uma empresa italiana famosa por colaborar com marcas como a Ferrari.
O que você precisa saber:
- A empresa diz que está confiante nos resultados e espera que o Gamma consiga roubar a posto de carro de passeio com o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico do mundo.
- O modelo foi projetado usando uma nova abordagem chamada “dinâmica de fluidos computacional”, em que computadores simulam testes aerodinâmicos.
- Agora, a Aptera verá na prática como o veículo se sai em um túnel real, já que eles ainda são muito úteis para testes de validação e para garantir que os resultados observados no computador reflitam no mundo real.
- Hoje, o automóvel de produção com a melhor marca em arrasto aerodinâmico é o Lightyear 0 (0,175 Cd).
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O que é coeficiente de arrasto?
O coeficiente de arrasto (“drag coefficient” em inglês, ou Cd), permite medir a força de resistência ao ar por uma determinada área/superfície. O resultado influencia diretamente na eficiência de um carro.
Nos últimos anos, as montadoras estão lutando para diminuir o arrasto. Nos carros elétricos isso é ainda mais importante, visto que mais arrasto gera impacto direto na autonomia por carga.
Vale tudo para o ar passar pelo veículo com menos perturbação, até adotar formatos de carroceria diferentes e com linhas mais suaves. A Aptera, por exemplo, usa um formato de lágrima com uma longa cauda pontiaguda.
Outra área importante para a eficiência são as rodas. O protótipo da Aptera tem três rodas fechadas em cápsulas aerodinâmicas, o que novamente reduz a quantidade de ar “empurrada” pelo veículo.
No fim, a Aptera acredita que tudo isso será suficiente para superar o Lightyear 0, sem contar que o tamanho mais compacto também será relevante, já que um carro maior naturalmente move mais ar do que um menor.
Mais eficiente do mundo?
- A Aptera afirma ainda que a combinação de todos esses fatores pode tornar o Gamma o “veículo mais eficiente do planeta”.
- Com grandes painéis solares no teto, o modelo dispensa paradas para carregar.
- Equipado com aproximadamente 700 watts de tecnologia elétrica solar proprietária, o carro da Aptera dirige mais de 64 km por dia usando apenas a energia dos raios do Sol.
- A empresa diz que ele foi pensado para nunca precisar da tomada (isso considerando a média de 47 km diária de trânsito do motorista norte-americano).
- Quando precisar de carregamento, qualquer tomada elétrica padrão pode ser usada.
- Em tensão de 120 volts, o modelo recupera 20 km de autonomia em uma hora.
Com informações do Electrek
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