A Microsoft está mudando a fonte padrão utilizada em seu pacote Office, substituindo a conhecida Calibri pela nova Aptos. Com a mudança, as plataformas Word, Outlook, PowerPoint e Excel receberão a nova fonte — inspirada na tipografia suíça do final do século XX.
Anteriormente conhecida como Bierstadt, a Aptos continuará disponível na lista de fontes com o antigo nome para quem já está acostumado. Ela foi selecionada entre cinco modelos de fonte personalizadas para o Office (agora chamado de Microsoft 365), encomendadas pela empresa em 2021.
Leia mais:
- Como testar agora Copilot e suporte nativo ao RAR e 7-Zip
- Windows 11 ganha atualização com melhorias e novidades; veja!
- Como instalar o Windows 11 em CPUs sem suporte
Hoje, iniciamos a fase final dessa grande mudança, na qual a Aptos começará a aparecer como a nova fonte padrão no Word, Outlook, PowerPoint e Excel para centenas de milhões de usuários […] E, nos próximos meses, será o padrão para todos os nossos clientes.
Si Daniels, gerente principal de programas da Microsoft, em nota
Saiba mais sobre a nova fonte
- A fonte Aptos foi desenvolvida por Steve Matteson, que também criou a Segoe – licenciada pela Microsoft para ser usada como a fonte padrão do Windows;
- Como característico da fonte, as terminações dos traços são nitidamente cortadas, mas com leve suavização;
- Por mais que a Aptos substitua a Calibri, a fonte antiga estará disponível pré-fixada no topo do menu de fontes, ao lado de outros nomes como Times New Roman e Arial;
- A fonte Calibri foi aplicada como padrão em 2007, substituindo a Times New Roman.
As outras quatro fontes encomendadas pela Microsoft — Grandview, Seaford, Skeena e Tenorite — também estarão disponíveis no pacote Office.
“A Aptos faz parte de onda mais ampla de recursos chegando ao Microsoft 365. Estamos trabalhando para tornar o software mais expressivo e inclusivo”, afirma Daniels. “Há experiência de seleção de fontes recém-projetada, juntamente com novos temas, cores e planos de fundo.”
Com informações de The Verge
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!