O robô humanoide da NASA, chamado de Valkyrie (Valquíria, em português), começou nova missão na Austrália. O robô chegou ao país oceânico em 6 de julho para testar suas capacidades em Perth, na gigante de energia australiana Woodside Energy.

A companhia planeja implantar o Valkyrie para cuidar, remotamente, de suas instalações offshore e outras não tripuladas, de modo a melhorar a segurança, tanto para seus funcionários, como para o meio-ambiente.

publicidade

Leia mais:

Estamos felizes em iniciar a próxima fase do desenvolvimento e teste do sistema robótico avançado, com potencial de impactar a vida na Terra de forma positiva ao permitir operações mais seguras em ambientes perigosos. Essas demonstrações vão avaliar o potencial atual da robótica avançada de estender o alcance dos humanos e ajudar a humanidade a explorar e trabalhar de forma mais segura em qualquer lugar.

Shaun Azimi, chefe da equipe de robótica hábil da NASA, em anúncio

Como parte do acordo de parceria entre a empresa de energia australiana e a agência espacial estadunidense, a Woodside, fornecerá dados e feedbacks à NASA, que espera aplicar o conhecimento obtido com o projeto para “acelerar a maturação da tecnologia robótica”.

publicidade

A agência também implica que as lições tiradas da missão podem ser usadas nas missões Artemis e em outros usos de robótica na Terra.

Conheça o Valkyrie

O Valkyrie é o primeiro robô humanoide bípede. Seu nome varia da mitologia nórdica, no qual seu nome literalmente significa “escolhedor dos mortos”. Com 1,8 m de altura e pesando 125 kg, ele foi desenhado para cuidar de tarefas vitais em ambientes perigosos para humanos, tanto no Espaço, como na Terra.

publicidade

A NASA atesta ainda que testar o desenvolvimento do Valkyrie na Terra contribuirá eventualmente à robótica atual e futura, bem como ao desenvolvimento da automação para uso no Espaço.

Por exemplo, a agência espera usar o robô na Lua em locais de trabalho a longo prazo e em habitats que serão estabelecidos como parte das futuras missões Artemis, mesmo quando os astronautas lunares não estiverem presentes em carne e osso.

publicidade

Controle remoto do robô

Desde 2016, a NASA vem se desdobrando para melhorar tecnologias de controle remoto e para desenvolver robôs completamente autônomos, ao passo que o tempo de atraso na comunicação entre Terra e Marte dificulta o controle dessas máquinas.

A agência espacial acredita que o Valkyrie e outros robôs móveis avançados podem ser ferramentas vitais na hora de permitir aos humanos que supervisione trabalhos perigosos remotamente e para descarregar tarefas cansativas e repetitivas, nos permitindo atuar em tarefas de mais alto nível, incluindo implantação e manutenção desses robôs.

Com robôs como o Valkyrie, os astronautas podem, talvez, viver da terra e remotamente conduzir atividades importantes, tais como inspeções e manutenções de infraestrutura e plantas.

Para entregar esse robô, a equipe de robótica hábil da NASA viajou à sede da Woodside em Perth. Eles prepararam o Valkyrie e conduziram treinamento com a equipe da empresa de energia em suas operações, segundo a NASA.

Com informações de euronews

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!