A inteligência artificial parece não ter limites. A tecnologia nos permite experimentar até opções que parecem “pouco convencionais”. O publicitário Felipe Pacheco, por exemplo, usou o ChatGPT e o Midjourney para mostrar como arquitetos renomados projetariam a Casa dos Sonhos da Barbie.
Leia mais
- Bard: ChatGPT do Google é lançado no Brasil
- Usar IA pode economizar mais de duas semanas de trabalho no ano, revela estudo
- Inteligência artificial generativa: o que é, como funciona e onde usar
Processo de criação
- O brasileiro se inspirou no filme “Barbie”, que chega aos cinemas no dia 20 de julho.
- As imagens viralizaram nas redes sociais.
- Primeiro, Felipe Pacheco pediu ao ChatGPT que lhe recomendasse arquitetos famosos por “estilos peculiares”.
- Depois, o publicitário levou esses nomes ao Midjourney, cruzando o conceito de mansão da Barbie com a estética dos profissionais.
- “São características que o computador assimila [a partir de informações disponíveis na internet]”, afirmou o brasileiro, que dá aulas sobre o uso da inteligência artificial.
- Pacheco explica que modificou alguns detalhes das imagens fornecidas pela IA, mas destaca que o processo foi bastante simples e rápido.
- “É possível mexer nas imagens. Por exemplo, algumas casas não tinham quarto, mas aí não quis me dar a um trabalho de tratá-las. Claro, se fizesse um trabalho maior, teria feito diferente. Mas o processo todo deve ter levado só duas horas, mais simples que muito conteúdo que eu já produzi por aí”.
Confira os resultados:
Oscar Niemeyer
- O carioca é considerado como uma das figuras chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.
- Entre os projetos de destaque do arquiteto estão o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, em Brasília.
- Niemeyer também foi um dos responsáveis por projetar o prédio onde fica a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
- Ele ficou conhecido pela estética modernista, uso de formatos curvilíneos, espaços abertos e estruturas ousadas.
- Oscar Niemeyer morreu em 2012, aos 104 anos.

Lina Bo Bardi
- Ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi é considerada uma das mais importantes arquitetas modernistas do Brasil.
- Ela ganhou notoriedade por projetos como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o complexo cultural Sesc Pompeia, também em São Paulo.
- A arquiteta gostava de integrar o ambiente com seu entorno, dar ares de funcionalidade à área e torná-la flexível.
- Morreu em 1992, aos 77 anos.

Paulo Mendes da Rocha
- Pertencente à geração de arquitetos modernistas, Mendes da Rocha recebeu em 2006 com o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.
- O capixaba é autor de projetos polêmicos, como o do Museu Brasileiro da Escultura e do pórtico localizado na Praça do Patriarca, ambos em São Paulo.
- Ele ficou conhecido por dar destaque à luz natural e ao uso do concreto aparente.
- Morreu em 2021, aos 92 anos.

Burle Marx
- Roberto Burle Marx foi um artista plástico e paisagista brasileiro.
- É considerado como um dos pioneiros no uso de plantas nativas brasileiras e organizou inúmeras expedições e excursões pelos biomas do Brasil, sendo responsável pela descoberta de dezenas novas espécies.
- Morto em 1994, aos 84 anos, Burle Marx tinha como marcas a valorização de vegetação nativa e a construção de camadas no espaço.

Artacho Jurado
- João Artacho Jurado foi um arquiteto e empresário paulista.
- Foi responsável por diversas construções residenciais, entre eles o edifício Duque de Caxias e o edifício Pacaembu, ambos em São Paulo.
- Arquiteto minimalista que dava ênfase a linhas retas e formas geométricas, ele morreu em 1983, aos 76 anos.

Ruy Ohtake
- Ruy Ohtake foi um arquiteto e designer brasileiro.
- Conhecido por construções esculturais, o paulistano é responsável, por exemplo, pelos hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube.
- Morto em 2021, aos 83 anos, ele explorava a plasticidade dos materiais, quase sempre experimentais, e cores vibrantes.

Com informações de G1.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!