Colar de ouro de 3 mil anos é encontrado na Inglaterra

Torque da Idade do Bronze foi descoberto com a ajuda de um detector de metais
Tamires Ferreira15/07/2023 13h44
Torque (colar) de outro da Idade do Bronze
Imagem: reprodução/ MUSEU DE COLCHESTER E IPSWICH/BBC News
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um pedaço de um torque (colar) de ouro de ao menos três mil anos foi encontrado no condado de Essex, interior da Inglaterra. A joia foi identificada com a ajuda de um detector de metais e, segundo especialistas, data de 1300 a.C. 

O que você precisa saber: 

  • A joia, da Idade do Bronze, foi descrita como um tesouro por Lori Rogerson, arqueóloga no Museu de Colchester, em Essex; 
  • O torque tem 147 mm de comprimento sendo criado a partir de uma haste retangular com quatro ranhuras cortadas nela; 
  • A descoberta da joia foi, na verdade, relatada há três anos ao Esquema de Antiguidades Portáteis, uma iniciativa do Museu Britânico de Londres para incentivar o registro de objetos arqueológicos encontrados pelo público na Inglaterra e no País de Gales; 
  • Agora, o Colchester Museum planeja adquiri-lo definitivamente. 

Leia mais! 

As joias torc, ou torque, são grandes anéis de pescoço feitos como uma peça única ou de fios torcidos juntos. Segundo Rogerson, no caso da peça encontrada, o objeto é composto por pelo menos 75% de ouro, cerca de 18% de prata e um pouco de cobre. 

Para a arqueóloga, um ourives (tipo de artesão de ouro) “altamente qualificado” trabalhou na peça, que por ser “um material muito mole, corre o risco de romper”. 

Ele ou ela sabia exatamente o ponto certo para parar antes de quebrá-lo, enquanto fazia as curvas. 

Rogerson acrescentou ainda que, apesar de ser feito de ouro pré-histórico, “poderia ter sido fabricado ontem”, o que é “impressionante”. A joia é considerada como o primeiro colar torcido “registrado como um tesouro de Essex”. 

Peças de ouro da Idade do Bronze são raras em Essex. 

A descoberta de peças como joias e tantos outros artefatos são importantes e sempre comemorados, já que acrescentam detalhes a história do mundo e sociedade em outras épocas. Recentemente, por exemplo, joias de faraó foram encontradas em uma tumba no Egito e trouxeram mais informações para o projeto Amarna, que atua desde 2005 para entender o modo de vida e as tradições funerárias da antiga população da cidade de Minya. 

Com informações da BBC News

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.