A indústria da aviação começa a apostar em aviões elétricos. A startup americana Eviaton, por exemplo, planeja se tornar uma das primeiras empresas de uso comercial dos produtos. A ideia é que os aviões elétricos estejam disponíveis em 2027.

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Aeronave conta com visual futurista (Imagem: Eviation Alice)

Eviaton: voos mais baratos

  • A Eviaton foi listada na TIME 100 Empresas Mais Influentes de 2023 devido a sua ascensão rápida.
  • Em setembro de 2022, o protótipo do avião elétrico da empresa, chamado Alice, fez seu primeiro voo.
  • Com um design futurista, a aeronave conta com uma cauda em T e motores elétricos duplos de 850 cavalos.
  • O avião tem nove lugares, um comprimento de cerca de 17 metros e uma envergadura de asa de quase 19 metros.
  • “Gosto de dizer que encontramos o ponto ideal para a aviação elétrica com esta aeronave: temos um avião de nove passageiros. Você pode voar com um único piloto na América do Norte, então isso significa que é mais econômico operar do que um avião de dez passageiros, onde você precisa de dois pilotos”, afirma o CEO da Eviaton, Gregory Davis.
  • E é justamente o fato de não precisar de dois pilotos que faz com que o projeto da empresa seja mais barato.
  • “Também há uma escassez global de pilotos agora, então ser capaz de operar a aeronave com um piloto é benéfico nesse sentido. Há também um segundo assento de piloto, então uma aplicação para o avião é que você pode ter seu piloto de transferência de companhia aérea pilotando a aeronave no assento do capitão e, em seguida, ter um piloto comercial recém-formado sentado no assento do copiloto, aprendendo a pilotar o avião e se tornando seu próximo capitão”, ressaltou Davis.
Avião é desenvolvido para viagens de curta distância e a recarga completa levaria em torno de meia hora (Imagem: Eviation Alice)

Aeronave sustentável

  • O modelo Alice armazena uma bateria de 900kWh em sua parte inferior, o que dá a aeronave uma autonomia de aproximadamente 460 quilômetros.
  • O avião é desenvolvido para viagens de curta distância e a recarga completa levaria em torno de meia hora.
  • No futuro, o objetivo é aumentar a longevidade da bateria.
  • “Precisamos ter uma boa duração da bateria, mas não precisa ser uma bateria de 20 anos. Na verdade, o que estamos fazendo é projetar nossa bateria para ser uma bateria de 3.000 ciclos ou 3.000 horas, e elas serão substituídas durante a manutenção de rotina”, garantiu o CEO da Eviaton.
  • Além da economia de combustível, os motores elétricos que fornecem empuxo serão menos intensivos em manutenção do que um motor de turbina.
  • Também irão possibilitar que a aeronave voe mais baixo, diminuindo os gastos com energia.
  • Isso representa redução das emissões de carbono e da poluição sonora.
  • “A ideia é que, com uma aeronave elétrica, você possa acessar a infraestrutura do aeroporto às 2h da manhã para fazer uma entrega de pacotes durante a noite. Essa entrega rápida de pacotes ponto a ponto para o provedor de frete é altamente benéfica. Ser capaz de reduzir doze horas do seu tempo de entrega é muito valioso para as empresas de frete, afirma Davis.
  • A fornecedora de entregas DHL encomendou recentemente 12 aviões elétricos da Eviation.
  • Segundo a Eviation, os pedidos já acumularam US$ 4 bilhões em vendas potenciais.

Com informações de InsideEVs.

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