Oppenheimer: só 30 cinemas do mundo vão exibir filme no ‘melhor’ IMAX

Christopher Nolan filmou "Oppenheimer" em IMAX e filme de 70 mm – e pouquíssimos cinemas vão rodar os rolos originais
Pedro Spadoni17/07/2023 15h46
Cena de Oppenheimer
(Imagem: Reprodução/YouTube)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O novo filme do diretor Christopher Nolan, “Oppenheimer“, foi filmado em IMAX e filme de 70mm – mas vai ser exibido em formatos diferentes a partir desta quinta-feira (20). E apenas 30 cinemas, no mundo todo, vão rodar os rolos originais – de 70mm IMAX – do longa.

Para quem tem pressa:

  • O novo filme do diretor Christopher Nolan, “Oppenheimer”, estreia nesta quinta-feira (20) e será exibido em formatos diferentes;
  • O cineasta britânico filmou o longa em IMAX e filme de 70 mm;
  • Por conta dessa particularidade, apenas 30 salas de cinema no mundo exibirão a produção no “melhor” IMAX;
  • Nenhuma dessas salas ficam no Brasil, mas o país exibirá versões IMAX mais “modestas” do filme.

Por ter sido capturado em filme com equipamento IMAX – marca canadense responsável pela criação do formato –, somente as salas de cinema dessa empresa são capazes de, digamos, exibir o filme na sua totalidade e originalidade. 

Leia mais:

Para os cinéfilos brasileiros de plantão, uma má notícia: nenhuma dessas salas ficam no Brasil. Mas cinemas daqui exibirão, sim, versões IMAX do filme – só que mais modestas.

‘Oppenheimer’: um filme de grandes proporções (literalmente)

Oppenheimer
(Imagem: Divulgação/Universal Pictures)

O rolo original do filme tem 70 mm de espessura, 18 km de comprimento e 272 kg. E, segundo a lista divulgada pelo IMAX, as salas que vão rodar esse colosso estão espalhadas assim:

  • EUA: 19 salas de cinema;
  • Canadá: 6 salas de cinema;
  • Reino Unido: 3 salas de cinema;
  • República Tcheca: uma sala de cinema;
  • Austrália: uma sala de cinema.

Vale ressaltar que isso não significa que quem assistir “Oppenheimer” em outro formato terá uma experiência ruim. 

A opção escolhida se adequa à tecnologia disponível no cinema, que entrega qualidade e, principalmente, um conteúdo irretocável.

No vídeo abaixo (em inglês), Jay Trautman – que trabalhou durante um ano como editor-assistente em “Oppenheimer” – explica as diferenças entre os formatos:

https://www.youtube.com/watch?v=_Otk_P68zfM

O filme

“Oppenheimer” é um filme histórico de drama dirigido por Nolan e baseado no livro biográfico “Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer”, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin e vencedor do Prêmio Pulitzer.

Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o longa (de três horas) acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan, cuja missão era projetar e construir as primeiras bombas atômicas.

A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.

Além de Cillian Murphy, o elenco traz outros nomes conhecidos. Entre eles, estão: Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Gustaf Skarsgård e Rami Malek.

O filme estreia nos cinemas em 21 de julho – coincidentemente, no mesmo dia que “Barbie“.

Com informações de IMAX

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.