O maior satélite de internet do mundo, o ViaSat-3 Américas, foi lançado há menos de três meses e pode nem chegar a entrar em operação. Isso porque uma falha no dispositivo inviabiliza o desdobramento da antena que reflete os sinais para a Terra. O erro foi confirmado pela ViaSat e vem depois de diversos adiamentos no lançamento.

Leia mais:

publicidade

O que aconteceu

  • O ViaSat-3 Américas apresentou um problema na peça conhecida como refletor, que rebate os sinais de internet para Terra. Sem ele, o satélite não funciona.
  • Segundo a empresa ViaSat, o dispositivo passou por um “evento inesperado” que pode “impactar materialmente a performance do satélite”.
  • Agora, o dano está sendo avaliado junto da empresa fabricante para determinar o impacto na peça e possíveis medidas de reparo.
  • A companhia reiterou que está “desapontada” com o acontecimento.
Maior satélite de internet do mundo
Maior satélite de internet do mundo sendo lançado (Imagem: ViaSat)

E agora?

De acordo com a ViaSat, a empresa vai tentar minimizar o prejuízo, avaliado em US$ 700 milhões.

Entre as alternativas ao satélite, caso a peça não seja reparável, a companhia menciona o uso de outros dispositivos ou realocar outros modelos do ViaSat-3 para dar conta de mais áreas de cobertura de internet na América do Norte.

publicidade

A empresa garante que nenhuma das soluções impactará os clientes atuais.

satélite
Imagem ilustrativa do ViaSat-3, satélite com maior capacidade de tráfego do mundo (Imagem:Divulgação/Viasat)

Como a falha do ViaSat-3 foi descoberta

  • Atualmente, a ViaSat é uma das principais empresas de satélites. No entanto, ao contrário da Starlink – que usa diversos pequenos satélites -, a companhia planeja utilizar apenas três grandes dispositivos para cobrir o globo inteiro.
  • É por isso que a falha no ViaSat-3 é tão grave para a empresa – e dará um prejuízo quase bilionário.
  • O erro foi descoberto por astrônomos amadores, que perceberam sinais intermitentes do satélite – que estaria se mexendo como se estivesse “dançando” em órbita.
  • Eles acreditam que o aparelho estaria enviando comandos para tentar liberar a antena à força.
  • Assim, a falha na peça foi constatada. Mesmo com o seguro da empresa, que pode cobrir até US$ 420 milhões, a ViaSat ainda terá de arcar com o restante do valor.

Com informações de ViaSat e Uol

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!