Imagem: Wikimedia Commons
Saiba que o que é energia solar, seus tipos, como funciona e quais vantagens e desvantagens de se utilizar essa tecnologia. É a energia proveniente da luz e do calor do Sol. Mas, o mais importante é descobrir que se trata de uma forma de energia renovável e sustentável, porque o sol é uma fonte inesgotável de energia.
A energia solar pode ser captada e convertida em diferentes formas utilizáveis, como eletricidade ou calor, o que é uma das vantagens. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética. Mas também existem desvantagens e explicaremos quais são.
Com a energia solar, é possível produzir a energia elétrica através dos sistemas fotovoltaicos e heliotérmicos. Entenda, a seguir, como aproveitar a energia solar dessas duas formas e como é feita a captação por meio dos dois métodos.
Leia mais:
No sistema de energia fotovoltaica, a luz solar é transmitida diretamente em eletricidade por meio de paineis solares fotovoltaicos, compostos por células fotovoltaicas feitas de materiais semicondutores, geralmente o silício. Quando a luz solar incide sobre as células, os elétrons são liberados e geram uma corrente elétrica. A eletricidade gerada pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias para uso posterior. As vantagens e desvantagens dos dois sistemas de energia solar devem ser analisadas.
Apesar de o sistema fotovoltaico não exigir um ambiente com alta radiação para funcionar, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, quanto menor o número de nuvens no céu, maior será a produção de eletricidade. Essa forma de obtenção de energia é uma das mais promissoras e com crescente aumento por conta da redução dos preços e dos incentivos oferecidos no intuito que mais países adotem fontes renováveis de energia.
A energia solar heliotérmica, também conhecida como energia solar de concentração, é uma forma de aproveitamento da energia solar que utiliza espelhos ou lentes para concentrar a luz solar em um ponto focal. Essa concentração de luz solar gera calor, que é então utilizado para gerar eletricidade ou para fornecer energia térmica. Usada principalmente no aquecimento da água de casas, hoteis e clubes. São utilizados paineis solares (espelhos, coletores, heliostatos), que refletem a luz solar, concentrando-a em um único ponto no qual há um receptor.
Esse receptor contém um líquido, que é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. O líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquece a água nas usinas e produz vapor. Já o vapor movimenta as turbinas nas usinas, provoca o acionamento de geradores, que produzem energia elétrica. O uso desse tipo de energia solar é propício para regiões com muita incidência de luz solar, terrenos planos e poucas nuvens. A produção de energia solar heliotérmica é destaque no Brasil, tanto no Nordeste, como no Sudeste e também na região Centro-Oeste.
Como o sol é uma fonte inesgotável de energia, a energia solar é uma ótima opção em vários aspectos. Porém, pelo mesmo motivo, muitas vezes enfrenta o entrave do clima. A produção é variável, porque depende das condições atmosféricas, por exemplo. Acompanhe outras vantagens e desvantagens.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 7 de agosto de 2023 11:19