A implementação da energia elétrica de hidrogênio para a descarbonização do ramo da aviação já é uma realidade e os aviões elétricos devem ser acessíveis para voos domésticos em menos tempo do que imaginávamos. Isso porque o “magnata da energia verde” Dale Vince se juntou a um piloto experiente e outros especialistas da área para criar a Ecojet, a primeira companhia aérea elétrica do Reino Unido.

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Ecojet, a companhia área elétrica

  • A Ecojet é fruto da parceria de Dale Vince, fundador e proprietário da empresa de energia renovável Ecotricity, com o piloto Brent Smith.
  • Vince construiu a carreira criando e apoiando empreendimentos em prol da descarbonização — inclusive, é presidente do time de futebol Forest Green Rovers, o “clube mais verde do muno”.
  • O primeiro avião da Ecojet terá 19 lugares e vai realizar o trecho entre Edimburgo (na Escócia) e Southampton (na Inglaterra).
  • A filosofia não está apenas nos ares: a tripulação usará uniformes ecológicos e servirá refeições à base de plantas.
  • O modelo será lançado em 2024 e, durante o primeiro ano, usará combustível à base de querosene.
  • Posteriormente, as aeronaves serão adaptadas para converterem hidrogênio verde em eletricidade e cobrirão os trechos entre todas as grandes cidades do Reino Unido.
Descarbonização dos aviões elétricos da Ecojet será feita em etapas (Foto: Ecojet/Reprodução)

Importância dos aviões elétricos

Vince quer provar que não é impossível diminuir as emissões de carbono da aviação.

Muitas pessoas parecem pensar que as pessoas com consciência ecológica querem que todos vivam uma vida de abnegação em uma caverna. A vida verde não é desistir de coisas — tudo o que gostamos de ter nesta vida pode ser feito em uma vida líquida zero.

Dale Vince

No entanto, de início, o projeto não será zerado em emissões. Isso porque, segundo Vince, o foco da empresa é reaproveitar aeronaves já existentes. Com o tempo, os motores serão trocados por versões elétricas, conforme estiverem disponíveis.

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Futuro da Ecojet

A primeira fase inclui a adaptação das aeronaves. Já a segunda virá 18 meses depois e pretende disponibilizar aviões com 70 lugares capazes de voar entre Reino Unidos e Europa.

No momento, a Ecojet está na etapa de conseguir licenças para decolagem e pouso nos principais aeroportos das regiões.

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E o preço dos voos?

Vince afirmou que a Ecojet “combinaria o preço” das companhias aéreas comuns para atrair o mercado de massa, mas também os consumidores preocupados com o meio ambiente.

Com informações de The Guardian

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