Muitas espécies de aranhas gigantes gostam de lugares escuros e remotos para se esconder. É o caso de alguns insetos gigantes no México que vivem em minas abandonadas.

Apesar de não existir apenas uma espécie de “aranhas de minas”, algumas podem ter o tamanho de uma bola de beisebol. A mina abandonada de Baja California Sur reúne alguns desses exemplares.

publicidade

“A primeira evidência que encontramos dessa espécie foi um exoesqueleto caído nas rachaduras de uma saliência rochosa”, disse Jim Berrian, entomologista de campo do Museu de História Natural de San Diego e um dos autores que descrevem a nova espécie.

O exoesqueleto era anormalmente grande e eu poderia dizer pelo padrão do olho que estava em um grupo de aranhas, aranhas errantes da família Ctenidae, com muito poucas espécies em Baja California Sur

Jim Berrian

“Quando vi essas aranhas pela primeira vez, fiquei muito impressionado com seu tamanho”, completou a Dra. Maria Luisa Jimenez, que participou da pesquisa, à IFL Science.

publicidade

Aranhas gigantes

Batizada de Califorctenus cacachilensis ela está no mesmo grupo da aranha errante aqui do Brasil. Por isso, pesquisadores brasileiros também avaliaram a espécie.

Leia também:

publicidade

“Defendemos isso comparando muitas espécies de aranhas errantes de todo o mundo e criando uma filogenia para o grupo”, disse o Dr. Daniele Polotow, pesquisador da Universidade de Campinas no Brasil e especialista em aranhas errantes ao Museu de História Natural de San Diego.

O grau de toxidade da nova espécie ainda não foi avaliado, mas talvez ela não seja tão perigosa. Isso porque a maior parte das aranhas errantes não são tão venenosas quanto a nossa conterrânea. 

publicidade

A falta de veneno é compensada em tamanho, a envergadura dela chega a 10 centímetros de diâmetro em um corpo de 2,5 centímetros. Com isso, teias não são o forte dela, mas essa espécie é boa justamente em pular em paredes, o que torna as minas ambientes perfeitos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!